Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1/JI de Fontão - Friande (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

5 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do mundo/ Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Três vezes por ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças visitam a horta para ver o desenvolvimento dos legumes e hortícolas que plantaram, tiram ervas daninhas e regam com regularidade, estas tarefas, desenvolve neles um sentido de compromisso assim como o gosto pela terra e pelas plantas.
No final do ano na componente não letiva em julho, no almoço, comem salada da horta com a cebola, alface e tomate.
As crianças adoram comer os legumes que plantaram.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Duas crianças, pela ordem do grupo vão regar, duas vezes por semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em janeiro, a Junta de Freguesia, enviou um funcionário para preparar a terra.
Em março, uma avó trouxe as ferramentas necessárias, explicou às crianças a sua utilidade e os cuidados a ter na sua utilização. Trouxe ainda estrume de casa, embora também tenha sido utilizado algum que existia no depósito de compostagem. Ajudou na plantação dos produtos da horta, orientando e explicando todo este processo às crianças.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Algumas crianças trazem, restos alimentares de casa, todas as segundas feiras.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta foram cultivadas alfaces, tomates, cebolo, pimentos e pepinos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 Kg de cebola;
2 Kg de tomate;
1Kg de alface;
1Kg de pimentos;
3 Kg de pepinos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são apanhados e preparados para os alunos/crianças comerem em salada no refeitório na hora do almoço.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com baldes e regadores de água, pelos regos dos legumes.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se faz monitorização da pragas e doenças, não tem havido.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Depois das plantações, temos que esperar o crescimento dos produtos, só depois é que são confecionadas as saladas para as crianças que ficam.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O cultivo da horta desperta o gosto pelo cultivo da terra, pelo respeito pela Natureza, e incentiva a uma alimentação mais saudável e sustentável.
A parte lúdica é também de realçar pois é visível o empenho e a diversão sempre que vão à horta.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EB-do-Font%C3%A3o-Friande-788672301306925