Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB1/JI de Fontão - Friande (Felgueiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
No final do ano na componente não letiva em julho, no almoço, comem salada da horta com a cebola, alface e tomate.
As crianças adoram comer os legumes que plantaram.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Em março, uma avó trouxe as ferramentas necessárias, explicou às crianças a sua utilidade e os cuidados a ter na sua utilização. Trouxe ainda estrume de casa, embora também tenha sido utilizado algum que existia no depósito de compostagem. Ajudou na plantação dos produtos da horta, orientando e explicando todo este processo às crianças.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
2 Kg de tomate;
1Kg de alface;
1Kg de pimentos;
3 Kg de pepinos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A parte lúdica é também de realçar pois é visível o empenho e a diversão sempre que vão à horta.
15.1. Link para a página da horta: