Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe á 11anos

2. Área aproximada da horta (m²):

500m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos num conselho eco-escolas sugeriram mais visitas à horta escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Alunos do clube ambiente e assistentes operacionais e outros voluntários. As assistentes ajudam na rega da horta, os alunos nas sementeiras plantações e controlo de ervas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita retirando à mão, fertilização por composto ou adubo de cavalo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais da cantina e bar, uma vez por semana é feita a recolha. No entanto como a cantina é de uma empresa privado existe pouca quantidade de resíduos. aproveitamento de borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve/ alface; feijão/alface; ervilha /alface
Aromáticas: hortelã, cidreira, alecrim, alfazema e mangericão
Flores: cravos túnis, amores, margaridas, gerânio aromático.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Couve nabiça 3 Kg, ervilha de quebrar 10kg, alface 3 kg, fava 5kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Distribuído pelos colaboradores e alguns vendidos a elementos da escola para angariar dinheiro para sementes.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na rega foi utilizada a água da chuva e água da torneira com regador e mangueira

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todas as semanas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Saponária.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola, foi uma atividade com grande receção da parte da comunidade escolar, onde os alunos e seus encarregados de educação participaram com entusiasmo e empenho. Foi realizada no final do 2º período, abarcando todas as 20 turmas do 2º e 3º ciclo e os docentes que acompanharam os alunos, funcionárias da escola e encarregadas/os de educação e outros elementos da comunidade tais como presidentes de juntas de freguesia.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Preparação do terreno para a sementeira, os alunos aderiam muito a participar na preparação do terreno da horta para a plantação e sementeira.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As visitas à horta em tempo de aula foram sempre realizadas com entusiasmo.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este ano foi muito chuvoso e frio as culturas não desenvolveram muito, tendo havido pouca produção.

15.1. Link para a página da horta: