Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília (Câmara de Lobos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- As crianças mais velhas conseguem compreender a origem das hortícolas;
- Promove o contacto das crianças com a natureza;
- As crianças aprendem sobre o processo de crescimento das plantas, desde a fase da plantação até à colheita;
- A horta biológica é perspetivada como um projeto coletivo de sala.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Das seis salas do Infantário, apenas quatro têm um espaço de cultivo na horta biológica, uma vez que as duas salas de berçário não participam nesta iniciativa devido à sua faixa etária. Assim sendo, é atribuído um espaço de cultivo às restantes quatro salas que deve ser cuidado pela equipa pedagógica das mesmas (com auxilio das crianças) ao longo de todo o ano letivo.
Deste modo, todo o processo de crescimento das plantas, desde a plantação até à colheita, bem como a venda das hortícolas aos pais das crianças, é realizado pelas equipas pedagógicas de cada sala.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo, ou seja, a sua escavação é feita pela equipa pedagógica da sala, com utensílios existentes no Infantário (enxadas, sachos, galochas, luvas, pá).
A fertilização do solo é realizada no início do ano letivo com o composto do ano letivo anterior. No presente ano letivo, entre a primeira e a segunda plantação, os espaços de cultivo foram adubados com adubo biológico (estrume de cavalo) adquirido numa cooperativa agrícola.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No final do ano letivo foram plantadas ervas aromáticas em dois espaços de cultivo da horta biológica, que se encontravam inutilizados.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A água utilizada poderá ser água da chuva que está armazenada num tanque localizado no espaço da horta biológica ou na inexistência da mesma é utilizada a água de uma torneira que se encontra próxima.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: