Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília (Câmara de Lobos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início do projeto.

2. Área aproximada da horta (m²):

36,19

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

4 grupos - Sala dos Sorrisos (2 anos), Sala dos Beijinhos (2 anos), Sala dos Carinhos (3 anos) e Sala dos Amiguinhos (3, 4 e 5 anos).

3.3. N.º de alunos envolvidos:

74

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

13

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias das crianças normalmente compram duas vezes por ano as hortícolas resultantes das duas plantações anuais que costumam ser realizadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Algumas crianças contactam com uma horta biológica pela primeira vez;
- As crianças mais velhas conseguem compreender a origem das hortícolas;
- Promove o contacto das crianças com a natureza;
- As crianças aprendem sobre o processo de crescimento das plantas, desde a fase da plantação até à colheita;
- A horta biológica é perspetivada como um projeto coletivo de sala.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No inicio do ano letivo, todas as educadoras do Infantário se reúnem para fazer uma limpeza geral da horta e adubá-la com o composto resultante da compostagem realizada no ano letivo anterior.
Das seis salas do Infantário, apenas quatro têm um espaço de cultivo na horta biológica, uma vez que as duas salas de berçário não participam nesta iniciativa devido à sua faixa etária. Assim sendo, é atribuído um espaço de cultivo às restantes quatro salas que deve ser cuidado pela equipa pedagógica das mesmas (com auxilio das crianças) ao longo de todo o ano letivo.
Deste modo, todo o processo de crescimento das plantas, desde a plantação até à colheita, bem como a venda das hortícolas aos pais das crianças, é realizado pelas equipas pedagógicas de cada sala.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza geral da horta é feita no início do ano letivo por todas as educadoras do Infantário e pela diretora pedagógica. As limpezas periódicas que são necessárias realizar ao longo do ano letivo são realizadas pelas equipas pedagógicas.
A preparação do solo, ou seja, a sua escavação é feita pela equipa pedagógica da sala, com utensílios existentes no Infantário (enxadas, sachos, galochas, luvas, pá).
A fertilização do solo é realizada no início do ano letivo com o composto do ano letivo anterior. No presente ano letivo, entre a primeira e a segunda plantação, os espaços de cultivo foram adubados com adubo biológico (estrume de cavalo) adquirido numa cooperativa agrícola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as cascas das frutas utilizadas nas refeições das crianças, bem como com folhas secas existentes no espaço exterior do Infantário que são recolhidas e armazenadas num saco aquando da limpeza do mesmo pelas funcionárias dos serviços gerais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na primeira plantação anual foram cultivadas cenouras, alfaces, alho francês e beterrabas. Já na segunda plantação cultivaram-se alfaces de duas variedades.
No final do ano letivo foram plantadas ervas aromáticas em dois espaços de cultivo da horta biológica, que se encontravam inutilizados.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

As quantidades de produtos produzidos não foram quantificadas, uma vez que foram vendidas aos pais das crianças por unidade, por um valor simbólico (1 euro por cada saco).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta foram adquiridos pelos pais das crianças do Infantário.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega do espaço de cultivo de cada sala é realizada pelas equipas pedagógicas das salas com a ajuda das crianças.
A água utilizada poderá ser água da chuva que está armazenada num tanque localizado no espaço da horta biológica ou na inexistência da mesma é utilizada a água de uma torneira que se encontra próxima.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Cada equipa pedagógica observa a sua horta com regularidade de modo a verificar se as hortícolas se estão a se desenvolver adequadamente, ou seja, se necessitam de ser regadas, adubadas, se necessitam de limpeza (retirar as ervas daninhas em seu redor) ou, ainda, se estão a ser atacadas por pragas. Por vezes, no espaço da horta biológica do Infantário surgem caracóis que podem destruir algumas hortícolas. Contudo, no presente ano letivo não houveram ataques de caracóis porque não foram plantadas hortícolas que eles costumam atacar, como por exemplo, couves.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: