saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
4 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
4
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
7
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Português, Matemática, Expressões, no pré-escolar todas.
3.3. N.º de alunos envolvidos:
142
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
5
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Colaboração regular no envio de plantas, flores e sementes. Sempre que solicitados, colaborando com sementes e plantas e dando ideias de plantas a colocar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Degustação dos frutos e legumes recolhidos na horta. As crianças estão mais conectadas com a natureza, e despertas para o crescimento das plantas, e a sua importância na alimentação saudável. São cuidadosas e participativas nos cuidados com a horta. Gostam de mostrar à família a evolução e o crescimento das plantas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os alunos participam, por turma na sementeira, plantação de legumes e ervas aromáticas. Semanalmente os alunos procedem a recolha dos legumes, frutos e das plantas aromáticas. A manutenção é feita pelos alunos, professores e auxiliares sempre que se verifique necessário. No pré-escolar a horta está dividida por sala, e cada educador, AO e crianças cuidam quase diariamente da sua horta (regar, ter cuidado para não destruir, ver a evolução das plantas,…).
7. Como é feita a preparação do solo?
Por turma, os alunos preparam a terra, semeiam, limpam as ervas e regam as plantas. A terra para o solo, foi cedida por pais que trouxeram para a escola. A distribuição pela horta foi feita pelos educadores e crianças. A rega do solo é feita com água recolhida da chuva, sempre que possível.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
No contentor específico para os desperdícios alimentares.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Hortícolas ( morangueiros, couve, alface, tomateiros, feijão, cebolas, favas), plantas aromáticas e ornamentais. Neste momento a horta possui alface, tomate, couve, salsa, coentros, alecrim, feijão, pepino, melão e morangos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
3 Kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Consumidos no refeitório da escola. Serão consumidos pelas crianças, naturais ou confecionados, Alguns (ervas aromáticas) poderão ser vendidos aos pais, caso haja interesse.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Após a observação da terra, rega-se a horta caso seja necessário, este ano como tem chovido bastante não tem havido muito a necessidade de regar.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Regularmente. Plantação de outras espécies que afugentam as pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Participação em concursos relacionados com a horta: "Mini Chef"; "Vamos Criar uma Horta".
Semanalmente, análise do desenvolvimento da germinação das plantas.
Atividade 2:
Descrição:
Observação, quinzenal, do desenvolvimento e da floração das plantas.
Aulas relacionadas com os benefícios e super poderes de alguns alimentos; trabalhos de pesquisa sobre alguns alimentos; aulas de Expressão Artística Plástica: construção de alimentos em 3D com reutilização de resíduos.
Atividade 3:
Descrição:
Recolha dos frutos e plantas aromáticas dos canteiros da horta (3 colheitas).
Degustação de morangos e alface.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Criação de gosto pela horta e partilha dos alunos em casa com a família, promoção do desenvolvimento da agricultura nas famílias das crianças.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/agualdimpais?locale=pt_PT