Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Secundária de Maria Lamas (Torres Novas)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos participantes foram louvados pelo seu trabalho e empenho bem como pelo facto de não estarem "agarrados" ao telémovel.
Os produtos da horta foram muito bem acolhidos na comunidade escolar.
Os produtos, alfeces, courgetes, salsa, coentros, hortelã, foram muito procurados pelos professores e elementos da direção da escola.
Algumas alfaces e gourgetes foram consumidas no bar da escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A professora coordenadora facilitou a aquisição de sementes e hortícolas.
O mérito foi todo dos alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Um funcionário da escola providenciou a instalação de uma torneira mais próxima do local.
A fertilização foi feita recorrendo a composto oferecido por uma empresa local de compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Associámos também algumas plantas aromáticas como alecrim e alfazema noutro canteiro.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
10 kg de courgetes
10 molhos de salsa
5 molhos de coentros
5 molhos de hortelã
Tomate só em julho.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Direção da escola
Bar
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: