Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Secundária de Maria Lamas (Torres Novas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Física e Química e Oficina de Projetos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

5

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta teve um impacto muito positivo em toda a comunidade escolar.
Os alunos participantes foram louvados pelo seu trabalho e empenho bem como pelo facto de não estarem "agarrados" ao telémovel.
Os produtos da horta foram muito bem acolhidos na comunidade escolar.
Os produtos, alfeces, courgetes, salsa, coentros, hortelã, foram muito procurados pelos professores e elementos da direção da escola.
Algumas alfaces e gourgetes foram consumidas no bar da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos organizaram-se e entre si repartiram as tarefas.
A professora coordenadora facilitou a aquisição de sementes e hortícolas.
O mérito foi todo dos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi feita pelos alunos bem como a organização dos canteiros.
Um funcionário da escola providenciou a instalação de uma torneira mais próxima do local.
A fertilização foi feita recorrendo a composto oferecido por uma empresa local de compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfeces, tomateiros, salsa, coentros, courgetes e hortelã.
Associámos também algumas plantas aromáticas como alecrim e alfazema noutro canteiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20 alfaces
10 kg de courgetes
10 molhos de salsa
5 molhos de coentros
5 molhos de hortelã
Tomate só em julho.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Professores
Direção da escola
Bar

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Avaliação da necessidade de água todos os dias de manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não houve pragas nem doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: