Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Infantário o Golfinho (Câmara de Lobos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Quando as plantas estiverem bem enraizadas,, pretendemos introduzir , uma vez por semana, a realização de chá para os lanches as crianças.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Pretende-se que as crianças vão, pelo menos, uma vez por semana tratar da horta e recolher ervas de chá.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na hora da sala Laranja temos uma àrvore das borboletas e um planta de physalis.
Na horta da sala branca temos feijão , camomila e hortelã.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
De salientar que os pés de feijão da sala branca não serão para usufruto cá na escola, uma vez que as refeições não confeccionadas por uma empresa exterior. estas plantas surgiram de um projeto de germinação desenvolvido na sala e foram replantados na horta por sugestão das crianças da sala.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram pedidas algumas plantas/sementes de chá aos encarregados de educação para a nossa horta. Fomos plantando, conforme forma trazendo e deixamos alguns sacos de sementes para realizar uma sementeira no Dia Eco-escolas.
As crianças ajudaram a plantar ou semear com o apoio dos adultos da sala.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Cada sala tem regado e cuidado da sua horta.
Os dias de rega são às segundas, quartas e sextas.
Sempre que temos água no nosso coletor de água da chuva, esta é utilizada para a rega.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Com a ajuda do adulto, as crianças têm colhido, ocasionalmente, algumas ervas da nossa horta para confecção de chá para o lanche das crianças.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: