saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Cerca de 4 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
12 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Educação Especial e Ciências Naturais
3.3. N.º de alunos envolvidos:
17
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participaram na medida em que nos entregaram algumas das sementeiras plantadas e compraram alguns dos produtos hortícolas para se plantar. As famílias contribuíram 2 vezes este no letivo.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos adoraram cuidar da horta. Primeiramente, tiveram o cuidado juntamente com os docentes e funcionários envolvidos em preparar a terra para se plantar os produtos. Seguidamente, realizaram-se os arranjos dos canteiros em que ajudaram na colocação de madeiras para separar. Posteriormente, os alunos ajudaram na plantação e sementeiras dos produtos, efetuando os buracos para os mesmos. Tiveram sempre o gosto e o cuidado em efetuar a rega (dias estabelecidos na semana) e eles até nos chamavam a atenção para irmos à horta. Quando os produtos cresceram, por exemplo as alfaces e as ervilhas, os alunos gostaram muito de separar as folhas e as ervilhas (Trabalho de motricidade). Quanto aos produtos, efetuaram-se algumas refeições com os produtos para os alunos. Os funcionários também contribuíram com o cuidar do espaço, sobretudo nas interrupções letivas. As famílias foram perspetivando o gosto que os seus educandos evidenciavam.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita semanalmente por todos os elementos envolvidos, existindo uma escala de 3 dias para tal. Cada um sabe o que tem de fazer, havendo uma escala para cada tarefa.
7. Como é feita a preparação do solo?
Inicialmente, a terra foi mexida e retirado quaisquer vestígios do ano transato. Depois misturou-se terra própria para o efeito com o contributo do nosso parceiro - Câmara Municipal de Pombal. Após a plantação, e de forma a ajudar o crescimento, foram desbastando os produtos e adubou-se os mesmos.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é realizada num compostor da escola que se encontra junto à estufa com os restos dos alimentos (cascas de algumas frutas e legumes, borras de café) e restos de plantas dos jardins da escola.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervilhas, alfaces, nabiças, tomates, couves, cenouras, morangos, batatas, beterrabas e feijão verde.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
10 kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Consumo próprio na escola com os alunos e com as famílias envolvidas
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Através da água recolhida em contentor próprio para o efeito e quando esta acaba é feita com água da rede.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não foi necessário uma vez que a horta esteve sempre saudável.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Confeção de sopas e pratos – foram realizadas 4, de abril a junho com os produtos obtidos e com os alunos da Educação Especial (alunos envolvidos no projeto). Adoraram a confeção dos mesmos, desde a preparação até à prova dos pratos. As famílias gostaram de estar envolvidas e de constatar que os seus filhos estavam felizes em participar.
Atividade 2:
Descrição:
Aulas na horta – foram realizadas 5 aulas, em que os alunos conheceram quais os produtos a semear/plantar, fazer a separação dos produtos em locais próprios, verificar as fases de crescimento, entre outros.
Atividade 3:
Descrição:
Feira na comunidade – realizou-se uma feira de produtos biológicos na escola, em dia próprio para o efeito, para os elementos da comunidade escolar poderem comprar os produtos semeados/plantados.
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://www.youtube.com/watch?v=CEoIM4gwK58