Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Marquês de Pombal (Pombal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

12 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participaram na medida em que nos entregaram algumas das sementeiras plantadas e compraram alguns dos produtos hortícolas para se plantar. As famílias contribuíram 2 vezes este no letivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos adoraram cuidar da horta. Primeiramente, tiveram o cuidado juntamente com os docentes e funcionários envolvidos em preparar a terra para se plantar os produtos. Seguidamente, realizaram-se os arranjos dos canteiros em que ajudaram na colocação de madeiras para separar. Posteriormente, os alunos ajudaram na plantação e sementeiras dos produtos, efetuando os buracos para os mesmos. Tiveram sempre o gosto e o cuidado em efetuar a rega (dias estabelecidos na semana) e eles até nos chamavam a atenção para irmos à horta. Quando os produtos cresceram, por exemplo as alfaces e as ervilhas, os alunos gostaram muito de separar as folhas e as ervilhas (Trabalho de motricidade). Quanto aos produtos, efetuaram-se algumas refeições com os produtos para os alunos. Os funcionários também contribuíram com o cuidar do espaço, sobretudo nas interrupções letivas. As famílias foram perspetivando o gosto que os seus educandos evidenciavam.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente por todos os elementos envolvidos, existindo uma escala de 3 dias para tal. Cada um sabe o que tem de fazer, havendo uma escala para cada tarefa.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente, a terra foi mexida e retirado quaisquer vestígios do ano transato. Depois misturou-se terra própria para o efeito com o contributo do nosso parceiro - Câmara Municipal de Pombal. Após a plantação, e de forma a ajudar o crescimento, foram desbastando os produtos e adubou-se os mesmos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada num compostor da escola que se encontra junto à estufa com os restos dos alimentos (cascas de algumas frutas e legumes, borras de café) e restos de plantas dos jardins da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas, alfaces, nabiças, tomates, couves, cenouras, morangos, batatas, beterrabas e feijão verde.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio na escola com os alunos e com as famílias envolvidas

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através da água recolhida em contentor próprio para o efeito e quando esta acaba é feita com água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi necessário uma vez que a horta esteve sempre saudável.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e pratos – foram realizadas 4, de abril a junho com os produtos obtidos e com os alunos da Educação Especial (alunos envolvidos no projeto). Adoraram a confeção dos mesmos, desde a preparação até à prova dos pratos. As famílias gostaram de estar envolvidas e de constatar que os seus filhos estavam felizes em participar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta – foram realizadas 5 aulas, em que os alunos conheceram quais os produtos a semear/plantar, fazer a separação dos produtos em locais próprios, verificar as fases de crescimento, entre outros.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Feira na comunidade – realizou-se uma feira de produtos biológicos na escola, em dia próprio para o efeito, para os elementos da comunidade escolar poderem comprar os produtos semeados/plantados.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.youtube.com/watch?v=CEoIM4gwK58