Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Na comunidade- O agrado por os seus educandos terem acesso a este tipo de atividade, e um elemento diferenciador das outras escolas do Agrupamento
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Conforme o que é necessário fazer assim se decide quem faz e quando. A decisão das tarefas de sementeira e plantação é mais de umas das educadoras que tem mais conhecimentos de agricultura. As atividades de manutenção e limpeza é realizada pelas duas de acordo com o que é necessário fazer. O facto de ser uma tarefa realizada pelas duas há algum tempo já possibilita algum tipo de autonomia.
7. Como é feita a preparação do solo?
O trabalhar da terra é feito pelos avós. O solo é fertilizado com o composto retirado do compostor e caso não chegue, com composto orgânico da Lipor- Nutrimais
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Favas - 5kgs
Feijões- 3kgs
Tremoços - 2kgs
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Antes de irem para casa várias abordagens de descoberta, pesquisa e curricular ( contagens, categorização por tamanhos, cores, exploração sensorial e artística) acontecem.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com mangueira e para diminuir o desperdício, os bidões quando não tem água da chuva, são cheios com água da rede para ser usada na rega das culturas mais pequenas.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: