Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

16 ANOS

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CONHECIMENTO DO MUNDO E CIDADANIA

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No inicio do ano letivo é sempre lançado o desafio aos encarregados de educação para uma possível colaboração. Este ano disponibilizaram-se 2 avós. Um para a manutenção da terra da horta e o outro que faculta as sementes e plantas para o plantio.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Nos alunos- Conhecimento do ciclo do crescimento das plantas, quais os seus vários habitantes( insetos), o que é a compostagem, o prazer de brincar na terra e a descoberta do que ela têm, a possibilidade das atividades ao ar livre
Na comunidade- O agrado por os seus educandos terem acesso a este tipo de atividade, e um elemento diferenciador das outras escolas do Agrupamento

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O planeamento é feito tendo em conta o calendário da atividade que é necessário fazer na horta, quer seja limpeza, sementeira, plantação...
Conforme o que é necessário fazer assim se decide quem faz e quando. A decisão das tarefas de sementeira e plantação é mais de umas das educadoras que tem mais conhecimentos de agricultura. As atividades de manutenção e limpeza é realizada pelas duas de acordo com o que é necessário fazer. O facto de ser uma tarefa realizada pelas duas há algum tempo já possibilita algum tipo de autonomia.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do terreno é realizada pelos elementos da escola em colaboração com as crianças.
O trabalhar da terra é feito pelos avós. O solo é fertilizado com o composto retirado do compostor e caso não chegue, com composto orgânico da Lipor- Nutrimais

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi enviado aos pais de todos os alunos da escola um email com um pedido de colaboração para que durante uma semana através dos seus educandos enviassem biorresiduos ( cascas de fruta, cascas de ovos, restos de hortaliça e borras de café). Todo esse material é colocado no compostor que depois continua a ser alimentado com os biorresiduos da fruta escolar e da cantina . Durante essa semana foram expostos trabalhos sobre a compostagem como fonte de informação e também como lembrança para trazerem os resíduos para a compostagem

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Devido ao porte das árvores que estão em volta da zona de cultivo a sombra é muito e por isso condiciona o tipo de culturas a efetuar. Favas, tremoços e feijões são as culturas que melhor se dão na horta . Tomates , milho, cebolas, batatas já foram culturas que tiveram sucesso na nossa horta. Agora não. Mas por ser uma fonte de conhecimento tão importante continuamos a manter esta atividade.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:


Favas - 5kgs
Feijões- 3kgs
Tremoços - 2kgs

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Quando as refeições eram confecionadas na cozinha da escola, as favas e os feijões eram utilizados para enriquecer a sopa ou a refeição desse dia e todos os alunos degustavam o produto. Agora como isso não acontece, o produto colhido será distribuído pelas crianças que colaboraram nesta atividade para que em casa cozinhem e disfrutem da iguaria com as famílias.
Antes de irem para casa várias abordagens de descoberta, pesquisa e curricular ( contagens, categorização por tamanhos, cores, exploração sensorial e artística) acontecem.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existem dois bidões redondos na horta que estão sempre abertos em tempo de chuva para recolher a água que lá cair. Os canos do telhado ficam muito longe da horta e teriam que ser cortados para se poder fazer a recolha da água, o que não nos é permitido.
A rega é feita com mangueira e para diminuir o desperdício, os bidões quando não tem água da chuva, são cheios com água da rede para ser usada na rega das culturas mais pequenas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que é dia de atividade na horta o olhar atento ao piolho ou outra praga pequena que surja, é um procedimento comum. Nos momentos em que sabemos que isso poderá acontecer mais facilmente ((ex: floração das plantas) a atenção é redobrada. Como o espaço da horta é uma espaço muito utilizado - A natureza é a melhor sala de aula - é fácil de nos apercebermos do que está a acontecer.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Para evitar um ataque mais intenso ao longo da horta existem diferentes plantas aromáticas. Para evitar os caracóis colocamos cascas de ovo triturado. Quando o ataque fica fora de controle os produtos usados apesar de serem comerciais são biológicos

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: