Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1 Nº 8 do Barreiro (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

5,5

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Português , Matemática e Expressão Plástica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

160

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As sementes para a horta foram solicitadas aos encarregados de educação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos tiveram a oportunidade de semear/plantar, ver o crescimentos e confecionar uma salada no final.
Foi desenvolvida a responsabilidade de manutenção da horta dado ter sido atribuído um canteiro a cada turma.
No "Dia Aberto", a comunidade educativa teve a possibilidade de passar pela horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, alunos escalonados pelo docente de cada turma, acompanhados pela assistente operacional do núcleo, monitorizaram e trataram do seu canteiro, regando e tirando as ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início da horta a terra foi revolvida e adicionou-se uma pequena porção de fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

salsa, nabiças, tomateiros, hortelã, alfaces

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 3 quilos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Confeção de uma salada e sopa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com garrafões.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Foram retiradas semanalmente as ervas daninhas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas de Estudo do Meio sobre as plantas e exploração em Expressão Artística.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foi feita a recolha, lavagem e confeção da salada na área do refeitório.
Alguns dos vegetais foram usados na confeção da sopa que foi a concurso agrupamento.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Um projeto a dar continuidade pela sua importância.

15.1. Link para a página da horta: