Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 17 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

25 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as áreas curriculares das OCEPE.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os avós de duas das crianças da sala 3 vieram ajudar em diferentes tarefas:
- a preparar a Terra,
- a criar as divisórias para a Horta,
- e a plantar as hortícolas.
Com uma regularidade mais ou menos trimestral.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impato nos grupos de crianças foi sentido no âmbito da alimentação, pois percebemos que as crianças comem com mais satisfação as hortícolas por elas plantadas, e no âmbito curricular, pois não só enriquece os conteúdos pedagógicos do projeto de sala, como reforça aprendizagens/ conhecimentos adquiridos, nomeadamente: o aumento da consciencialização da importância da agricultura sustentável; a observação do ciclo de crescimento das diferentes hortícolas e a importância da biodiversidade no espaço da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta consistiu ao longo do ano na sua observação diária e sempre que necessário na realização de tarefas como a remoção de ervas daninhas e a verificação/vigilância de pragas etc.
No que diz respeito à repartição de tarefas, o grupo da sala 4 ficou responsável pela compostagem e colocação de composto na horta e o grupo da sala 3 ficou com a responsabilidade de colocar as divisórias da horta, plantar as hortícolas e a realização de tarefas de manutenção regularmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com o grupo de crianças e o apoio dos avós procedeu-se à limpeza da terra, arrancando as ervas daninhas. Após a limpeza, as crianças colocaram o composto orgânico obtido do nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Todas as semanas são recolhidos desperdícios alimentares da nossa cozinha, cascas de ovos, cascas de frutas, restos de alface, restos de couve ... que depois são colocados no compostor da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface;
Tomate;
Tomate cereja;
Couve;
Alho Francês;
Beterraba;
Pimento;
Cebola;
Courgette;

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

1 kg de alfaces
250 gr de tomates cereja

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são para consumo dos grupos de crianças.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando a água da chuva não é suficiente, utilizamos água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todas os dias o grupo de crianças da sala 3 monitoriza as hortícolas e regista em folha própria as suas observações.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na sequência do envolvimento de um dos avós, que ao longo do ano letivo, se disponibilizou para apoiar em tarefas relacionadas com a manutenção da horta, realizamos uma visita à sua horta com o objetivo de promover o conhecimento de um exemplo de horta biológica fora da escola.
Esta atividade acabou por ter um grande impato nas crianças, como avaliado pelo feedback que recolhemos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Com a colheita de alfaces e tomates cereja foi confeccionada uma salada para o almoço dos grupos do pré-escolar.
De todas as culturas, como só conseguimos colher apenas algumas alfaces e tomates cerejas, só confeccionamos salada uma vez.
Foi notória a satisfação dos grupos na hora de comer a salada, pois tinha sido confeccionada com os legumes da horta da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: