Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Sec. Dr. João Carlos Celestino Gomes (Ílhavo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CN, FQ, Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Interesse da comunidade escolar pelo espaço.
Utilização dos produtos produzidos na confeção de ementas saudáveis
Ajuda na sensibilização dos alunos para a agricultura biológica e alimentação saudável

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano, devido às obras de requalificação da escola, optamos por ter um canteiro vertical e um cantinho com três floreiras com aromáticas.
A horta é organizada em diversas fases:
- preparação do solo; plantio; cuidados e rega, ...
- conta com a participação de alunos para as diversas tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Esta fase é realizada com a ajuda de elementos da Planteia da CMI

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

com resto de alimento, folhas secas, borras de café , regando e mexendo regularmente.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

vegetais variados e sementes
( alface, pimento, couve, pepino, favas, ervilhas, ...)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

as quantidades são reduzidas, apenas para mostrar a variedade e também de acordo com a época do anos e os terreno da horta.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São usados na escola para consumo de refeições.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

com mangueira e regador, semanalmente e por alunos prof ou auxiliar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

não de forma muito sistemática

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Formação pela técnica da CMI ( Planteia de Ílhavo)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: