Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Centro Escolar de Arruda dos Vinhos (Arruda dos Vinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-Escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

140

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

20

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Solicitação das sementes e plantas
Ida dos Legumes para casa
2 a 3 vezes por período

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças revelam mais conhecimentos sobre alimentação saudável, sobre o crescimento das plantas, sobre os solos. Cuidados a ter com o desenvolvimento da horta: regas, observação de pragas, sementeira, colheita.
Verifica-se especialmente nas reuniões de Pais, que os conhecimentos adquiridos chegam à comunidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os grupos e turmas realizam as suas sementeiras, depois cada grupo/turma fica encarregue de organizar a rega, manutenção, observação e colheita do seu espaço. Normalmente esta distribuição é efectuada através de uma tabela.

7. Como é feita a preparação do solo?

Normalmente são as crianças que fazem este processo, com a ajuda do docente titular.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, Tomates, Morangos, Pimentos, Couves, Ervas Aromáticas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Saladas, Sopas, Enviadas para casa para utilização pelas famílias

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é gerida de acordo com as condições climatéricas e com a fase de crescimento das plantas, utilizando a recolha obtida, quando esta termina, recorre-se a água canalizada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. todas as vezes que é efetuada a rega.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confecção de Saladas, 2 vezes, aproximadamente 140 alunos
Apanha dos legumes, lavagem e preparação dos alimentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Observação de Animais na horta, Aulas ao ar livre

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Ida de Legumes para casa, sempre que estes estejam em fase de colheita

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta este ano estendeu-se a outros recantos do Centro Escolar, dado que foram plantadas ervas aromáticas pelos alunos do 1º Ciclo, em diversos canteiros do mesmo

15.1. Link para a página da horta: