Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade (São Vicente)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há 2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

200 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

cidadania e desenvolvimento; ciências naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São envolvidas na doação de sementes ou na doação de outros produtos para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Realização do mercado com os produtos biológicos da horta (o valor monetário resultante da venda dos produtos, reverte para o projeto e os alunos envolvidos no mesmo).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Divisão de tarefas é feita pelos professores afetos ao programa Eco-Escolas, pelo funcionário da escola e pelos alunos que participam nas atividades realizadas na Horta, nomedamente os alunos do 5º ano, 6º ano de escolaridade e 7º ano de escolaridade.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita a limpeza da horta (monda); Mobilização do solo; e Fertilização com adubo biológico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita essenciamente com as plantas provenientes da monda da horta, restos de plantas retiradas do jardim da escola e folhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

ervas aromáticas (funcho, hortelã, alecrim, caninha), batata doce, pimentos, banana, cebolas, maracujás, pitangas, filodendro, nespereira, feijão, milho, ervilhas, tomate, favas, alfaces, rúcula, selgas, alho francês, alho porro, salsa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

50 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

mercado da horta biológica, preparação de chá semanal para toda a comunidade escolar, utilização dos produtos para consumo por parte dos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

sistema automático de rega com água proveniente da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola: Mercadinho da Horta Biológica onde se vendou para a comunidade escolar os produtos produzidos na horta da escola. Realizou-se esta feira 8 vezes ao longo do ano letivo, foi organizado pela equipa do projeto Eco Escolas (professores e alunos), os alunos colaboraram na recolha dos produtos da horta revelando empenho e interesse na atividade. As receitas das vendas reverteram para atividades de caráter cultural (teatro e visita de estudo) dos alunos inscritos no projeto e para a manutenção da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Preparação semanal de chá para a comunidade escolar, com produtos as ervas aromáticas da horta, realizada em parceria com o Projeto Educação Alimentar. Os alunos participaram na recolha das ervas aromáticas, bem como consumiram o chá nos intervalos/almoço. Esta atividade teve um grande impacto na comunidade escolar, que demonstrou grande aderência por parte da mesma no consumo dos chás preparados.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta, com os alunos a realizar a manutenção da mesma ao longo do ano letivo, ocorreram cerca de 8 sessões. Este espaço foi também utilizado para o estudo da biodiversidade vegetal e animal, por turmas do 2.º ciclo. Estas aulas foram importantes para os alunos observarem in loco os conteúdos abordados em sala de aula, e promover o conhecimento sobre a temática da agricultura biológica, sustentabilidade e técnicas agrícolas suntentáveis.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: