Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3/S D. Lucinda Andrade (São Vicente)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

há 2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

200 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

cidadania e desenvolvimento; ciências naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São envolvidas na doação de sementes ou na doação de outros produtos para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Realização do mercado com os produtos biológicos da horta (o valor monetário resultante da venda dos produtos, reverte para o projeto e os alunos envolvidos no mesmo).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Divisão de tarefas é feita pelos professores afetos ao programa Eco-Escolas, pelo funcionário da escola e pelos alunos que participam nas atividades realizadas na Horta, nomedamente os alunos do 5º ano, 6º ano de escolaridade e 7º ano de escolaridade.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita a limpeza da horta (monda); Mobilização do solo; e Fertilização com adubo biológico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita essenciamente com as plantas provenientes da monda da horta, restos de plantas retiradas do jardim da escola e folhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

ervas aromáticas, batata doce, pimentos, banana, cebolas, maracujás, pitangas, filodendro, nespereira.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

mercado da horta biológica.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

sistema automático de rega com água proveniente da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: