Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira (Vila Nova de Cerveira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

É o 1º ano que se vai fazer horta na escola.

2. Área aproximada da horta (m²):

7,50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Formação Pessoal e Social/Cidadania/Estudo do Meio/Conhecimento do Mundo.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

69

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas – preparação da terra e doação de material para plantar/semear.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilizar para a importância do consumo de produtos biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A terra foi preparada pelos E.E. Os alunos das turmas são organizados por grupos mais pequenos que procedem à plantação e sementeira. Um dia por semana os grupos irão à horta regar, retirar as ervas e tratar das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Como a terra não era trabalhada há muito tempo foi solicitado aos E.E. a preparação da terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem teve início apenas agora. Os materiais usados são folhas e casca de fruta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couve coração, tomateiros, tomateiros, pimentos, feijão e cenouras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento só foi produzido alface (2kg).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos serão consumidos na cantina escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com regadores, junto do pé de cada planta, para evitar desperdícios.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Sempre que necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagarta da couve. Foram apanhadas e mortas sem a utilização de quaisquer produtos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Conversa sobre a germinação, os cuidados a ter com a horta: rega, ervas daninhas, colocar estacas. A aula era realizada sempre que necessário. Os alunos participavam por grupos na plantação, sementeira, rega e retirada de ervas daninhas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Compostagem no Centro Escolar de Cerveira. A turma J5, do pré-escolar, em articulação com as turmas do primeiro ciclo, 2ºA e 2ºB, deram início à compostagem dos resíduos orgânicos com a preparação do compostor. A compostagem na escola envolve todas as turmas – Pré-Escolar e 1º Ciclo. Com este projeto, pretende-se sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância da separação e valorização dos resíduos sólidos orgânicos e implementar a valorização de alguns resíduos orgânicos, formação do composto e posterior utilização na horta biológica da Escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Apanha da alface para a confeção das saladas na cantina.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: