Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica de Gavião (Gavião)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Pré-escolar; 1º CEB em Empreendedorismo educativo; Ciências Naturais e Físico-Química

3.3. N.º de alunos envolvidos:

140

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São envolvidas através de convite para dádiva de sementes e plantas das hortas caseiras, vindas para ajuda nos trabalhos agrícolas "ensinar a fazer". Participação em atividades de promoção de uma alimentação saudável, como por exemplo, participação no II Festival de Sopas.
Várias vezes ao longo do ano, uma vez mensalmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

São visíveis impactos na valorização das hortas familiares enquanto auxílio económico e fator de alimentação mais saudável e sustentável. A comunidade procura saber como são produzidos os produtos da horta e pergunta se é possível comprar para consumo caseiro.
Aumento do trabalho disciplinar de campo para experiências de germinação e fatores de crescimento das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Manter uma horta escolar é uma excelente oportunidade para ensinar os alunos sobre agricultura, sustentabilidade e responsabilidade.
O nosso plano de manutenção:
Atividade: Rega de todas as plantas, especialmente as que estão em estágios iniciais de crescimento ou em áreas que secam mais rapidamente.
Atividade: Remoção de ervas daninhas e aplicação de métodos naturais de controle de pragas.
Repartição de Tarefas Diárias.

7. Como é feita a preparação do solo?

Preparar o solo adequadamente é essencial para garantir o sucesso de uma horta. A nossa preparação do solo envolve:
Remover detritos, pedras e ervas da área onde a horta será estabelecida.
Arrancar ervas daninhas pela raiz para evitar que cresçam novamente.
Testar o pH do solo e ajustá-lo para que esteja dentro da faixa ideal para a maioria das plantas (pH 6-7).
Usar um kit de teste de pH do solo para medir o pH.
A fertilização é feita com recurso ao composto produzido e ao estrume oferecido por um pai agricultor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita em compostor colocado no espaço da horta com recurso aos produtos do refeitório da escola, produtos de limpeza do espaço exterior e dos jardins camarários.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces; Batata doce; Pimentos; Tomates; Ervas aromáticas; Morangueiros....

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para consumo na escola, para venda na escola como forma de comprar novas plantas e sementes: Feirinhas sustentáveis.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feira manualmente com mangueira e com água da recolha da ´chuva e da lavagem dos legumes e frutas no refeitório.
A rega é feita nos períodos da manhã ou final da tarde.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita mensalmente com repelente biológico feito nas aulas de química e aplicado com vigilância do funcionário afeto á horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No âmbito da comemoração da Semana da Alimentação, a Equipa da Saúde do Agrupamento de Escolas de Gavião, em parceria com o Programa Eco-Escolas e o Plano Cultural de Escola, promoveu a atividade “II Festival de Sopas do Agrupamento de Escolas de Gavião”. Esta ação, integrada no Projeto Alimenta Sã, pretendeu alertar e consciencializar os alunos para os benefícios da inclusão da sopa na sua alimentação diária, envolvendo para tal as famílias e comunidade educativa. Os ingredientes da sopa, à escolha dos participantes, tinham que ser promotores de um padrão de alimentação saudável e sustentável

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

o dia 20 de março, a sala 2, do Jardim de Infância do Gavião, celebrou o Dia Mundial da Agricultura com uma atividade prática e cheia de significado. As nossas crianças tiveram a oportunidade de colocar as mãos na terra e aprender sobre a importância da agricultura de uma forma lúdica e educativa.
Com a colaboração das famílias, recebemos sementes e pequenas plantas de diversas hortícolas e ervas aromáticas, como salsa, coentros, tomate, espinafres, alface, tomilho e até pezinhos de morango. Além disso, reutilizámos garrafões de água vazios, transformando-os em pequenos vasos, promovendo também a sustentabilidade e a consciência ambiental.
Ao longo da atividade, os pequenos agricultores exploraram texturas, cores e cheiros, desenvolvendo a curiosidade e o respeito pela natureza. Esta experiência permitiu-lhes compreender o ciclo de crescimento das plantas e a importância de cuidar delas com dedicação e paciência.
Esta iniciativa insere-se também no âmbito do projeto Eco-Escolas, reforçando o compromisso da nossa comunidade educativa com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
A alegria e o entusiasmo das crianças foram a melhor prova do sucesso desta iniciativa. Agora, com o compromisso de regar e acompanhar o crescimento das suas plantações, elas irão aprender, dia após dia, o valor da agricultura e do meio ambiente.
Agradecemos a todas as famílias que contribuíram para tornar esta atividade possível. Juntos, semeamos conhecimento e colhemos aprendizagens para a vida!

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Vinda de uma mãe à escola para falar da sua profissão: apicultora e da importância que as abelhas têm cada a sustentabilidade do planeta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.agrupamentoverticalgaviao.pt/