Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Básica de Gavião (Gavião)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Várias vezes ao longo do ano, uma vez mensalmente.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aumento do trabalho disciplinar de campo para experiências de germinação e fatores de crescimento das plantas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O nosso plano de manutenção:
Atividade: Rega de todas as plantas, especialmente as que estão em estágios iniciais de crescimento ou em áreas que secam mais rapidamente.
Atividade: Remoção de ervas daninhas e aplicação de métodos naturais de controle de pragas.
Repartição de Tarefas Diárias.
7. Como é feita a preparação do solo?
Remover detritos, pedras e ervas da área onde a horta será estabelecida.
Arrancar ervas daninhas pela raiz para evitar que cresçam novamente.
Testar o pH do solo e ajustá-lo para que esteja dentro da faixa ideal para a maioria das plantas (pH 6-7).
Usar um kit de teste de pH do solo para medir o pH.
A fertilização é feita com recurso ao composto produzido e ao estrume oferecido por um pai agricultor.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita nos períodos da manhã ou final da tarde.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Com a colaboração das famílias, recebemos sementes e pequenas plantas de diversas hortícolas e ervas aromáticas, como salsa, coentros, tomate, espinafres, alface, tomilho e até pezinhos de morango. Além disso, reutilizámos garrafões de água vazios, transformando-os em pequenos vasos, promovendo também a sustentabilidade e a consciência ambiental.
Ao longo da atividade, os pequenos agricultores exploraram texturas, cores e cheiros, desenvolvendo a curiosidade e o respeito pela natureza. Esta experiência permitiu-lhes compreender o ciclo de crescimento das plantas e a importância de cuidar delas com dedicação e paciência.
Esta iniciativa insere-se também no âmbito do projeto Eco-Escolas, reforçando o compromisso da nossa comunidade educativa com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
A alegria e o entusiasmo das crianças foram a melhor prova do sucesso desta iniciativa. Agora, com o compromisso de regar e acompanhar o crescimento das suas plantações, elas irão aprender, dia após dia, o valor da agricultura e do meio ambiente.
Agradecemos a todas as famílias que contribuíram para tornar esta atividade possível. Juntos, semeamos conhecimento e colhemos aprendizagens para a vida!
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: