Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

32

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1 direto, com horas atribuídas e 1 voluntário.

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Educação Visual, Educação Tecnológica e Cidadania e Desenvolvimento.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos, em colaboração com as suas famílias, contribuem com sementes e outros materiais essenciais ao bom funcionamento da horta escolar. No âmbito da Brigada da Horta, são identificados e discutidos diversos problemas que afetam o cultivo — como pragas ou dificuldades no crescimento das plantas — que os alunos levam posteriormente para casa, de modo a debater com os familiares. Esta partilha visa encontrar soluções com o apoio de membros da família que, em muitos casos, possuem hortas domésticas e experiência prática. Além disso, os alunos participam no “Mercadinho da Horta”, adquirindo produtos da horta escolar, muitas vezes por sugestão ou orientação dos próprios pais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta escolar tem vindo a despertar um interesse crescente por parte de alunos, professores e assistentes operacionais, que demonstram curiosidade em visitar o espaço, conhecer o seu funcionamento e provar ou adquirir os produtos cultivados. É de salientar o número significativo de alunos que, durante os intervalos, se desloca à horta, observando atentamente o seu estado e partilhando com colegas e professores as suas descobertas. Esta envolvência estende-se também a outros membros da comunidade educativa, tanto crianças como adultos, que têm contribuído ativamente com recursos em falta, efetuando doações de materiais como cascas de ovos, restos de vegetais crus e borras de café para a compostagem, sementes e até plantas prontas a plantar.
Regularmente são organizados “Mercadinhos da Horta”, com venda de produtos hortícolas, que têm registado uma grande adesão e esgotado rapidamente os produtos disponíveis. Os alunos envolvidos na dinamização deste evento mostram-se empenhados, disponibilizando-se, mesmo fora do seu horário letivo, para colaborar na organização e na venda. O espaço conta com uma estrutura em madeira construída pela Brigada das Artes Plásticas do Eco-Escolas, especialmente dedicada à apresentação dos produtos.
Para além desta vertente, cujo objetivo é adquirir verba para posterior compra de sementes e plantas, têm sido realizadas ofertas de produtos da horta à comunidade educativa, em especial plantas aromáticas, sendo também habitual oferecer esses produtos aos convidados dos Conselhos Eco-Escolas realizados ao longo do ano.
Desde a sua implementação, a horta tem sido respeitada pelos alunos, não havendo registo de vandalismo ou furto de produtos. Nota-se um envolvimento crescente dos alunos, quer pelo prazer de colher os produtos que ajudaram a cultivar, quer pelo entusiasmo na observação do crescimento das plantas e da biodiversidade associada (como minhocas e outros pequenos invertebrados). Esta experiência tem também proporcionado aprendizagens significativas sobre o ciclo de vida das espécies vegetais, os cuidados necessários ao seu desenvolvimento e a importância da aplicação de técnicas biológicas. Estas práticas têm-se revelado eficazes, sendo frequentemente destacadas pelos alunos e restantes elementos da comunidade, sobretudo pela qualidade, sabor e textura dos alimentos produzidos sem recurso a produtos químicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Brigada da Horta funciona em horário fixo, duas vezes por semana, com sessões de 45 minutos cada. A participação nesta atividade é voluntária e contou com a inscrição de alunos de várias turmas do 6.º ano. Esta brigada é responsável por assegurar o apoio à manutenção dos talhões, pelo cuidado das plantas aromáticas e pela rega regular da horta, desempenhando um papel fundamental no bom funcionamento e sustentabilidade deste espaço educativo.
Este ano existiu ainda uma Brigada de apoio, a qual funcionou em regime curricular. Esta brigada era formada por uma turma de 5.º ano que apoiou na manutenção dos loureiros e pomar, através da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (no âmbito dos DAC´s).

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa fase inicial, o solo da horta é limpo de ervas espontâneas, que são posteriormente colocadas no compostor para reaproveitamento. Em seguida, o solo é escavado e a terra dos três talhões é misturada com o composto orgânico produzido no próprio compostor, localizado junto à horta. Este composto é também regularmente incorporado no canteiro das ervas aromáticas e no pomar, promovendo a fertilização natural do solo.
Nas diferentes plantações dos talhões e do canteiro das aromáticas, é aplicada uma camada de caruma proveniente das casuarinas existentes na escola, com o objetivo de preservar a humidade do solo. Pontualmente, é ainda utilizada cinza, trazida por diversos membros da comunidade educativa, como forma de enriquecimento do solo, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e biológica.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem foi realizada com recurso a um compostor oferecido pelo SMAS Sintra situado junto à horta. Ao longo do ano, foram depositados no compostor resíduos orgânicos como restos de frutas e legumes crus, cascas de ovos, borras de café e aparas de plantas, trazidos por alunos, professores, assistentes operacionais e outros membros da comunidade educativa e recolhidos no refeitório da escola e no bar dos professores. Estes materiais foram colocados em camadas alternadas de matéria verde (restos húmidos e ricos em azoto) e matéria castanha (folhas secas, pequenos ramos e caruma, ricos em carbono), garantindo a correta proporção entre ambos. O composto foi mexido regularmente para permitir a sua oxigenação e favorecer a decomposição. Esta prática permitiu promover a reciclagem de resíduos orgânicos e a fertilização natural do solo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta escolar encontram-se instaladas várias culturas, organizadas de forma diversificada e com algumas consociações. Num dos canteiros, estão plantadas em conjunto diversas plantas aromáticas, tais como erva-príncipe, sálvia, alecrim, alfazema, hortelã-verde, hortelã-pimenta, funcho, tomilho, orégãos, lúcia-lima, sorrel-dos-bosques e cardo, estando neste espaço também uma ameixoeira, uma planta de aloe vera e vários loureiros. Noutro talhão, encontram-se consociados morangueiros e cebolinho, culturas que beneficiam mutuamente em termos de crescimento e proteção natural.
Em talhões separados, estão instaladas culturas individuais: physalis num deles e nabiças noutro. No pomar, as árvores de fruto existentes são: laranjeira, figueira, pereira, romãzeira, pessegueiro, limoeiro e macieira, formando uma sequência harmoniosa que valoriza a diversidade frutícola do espaço. Esta organização permite não só a otimização do espaço e dos recursos, como também favorece a biodiversidade e o equilíbrio ecológico da horta.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

4 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino dado aos produtos da horta é diversificado e pensado de forma a envolver e beneficiar toda a comunidade educativa. Uma parte significativa dos produtos é vendida nos “Mercadinhos da Horta”, dinamizados pelos próprios alunos, incentivando o espírito empreendedor e valorizando o seu trabalho, e contribuindo para a obtenção de verba para a aquisição de novas sementes e plantas. Outra parte é oferecida aos alunos que participam regularmente nas atividades da horta, como forma de reconhecimento pelo seu envolvimento. Adicionalmente, alguns produtos são oferecidos a professores, assistentes operacionais e convidados em ocasiões especiais, como reuniões do Conselho Eco-Escolas ou eventos da escola, promovendo o sentimento de pertença e valorizando a produção local e sustentável.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta escolar é realizada de forma ponderada e sustentável, sendo efetuada apenas nos períodos em que o tempo se apresenta mais seco e as temperaturas mais elevadas. Nesses dias, a rega é assegurada pelas professoras responsáveis e pelos alunos que integram a Brigada da Horta. Quando necessário, os assistentes operacionais também colaboram neste processo. A rega dos talhões, do canteiro das aromáticas e do pomar é feita através de mangueira.
Continua em espera a implementação de um sistema de recolha de águas pluviais, cujo reservatório já foi atribuído à escola por uma empresa, com o apoio dos Representantes dos Encarregados de Educação. No entanto, falta a construção de um sistema de condução da água das caleiras para o reservatório, cuja execução depende de autorização e intervenção do Município. Esta medida permitirá uma utilização mais eficiente e ecológica dos recursos hídricos disponíveis.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, a monitorização de pragas e doenças é realizada de forma regular, sobretudo nos dias em que se procede à rega. Durante estas ocasiões, as professoras responsáveis e os alunos da Brigada da Horta observam atentamente o estado das plantas, identificando precocemente sinais de pragas ou doenças. Sempre que é detetado algum problema, são aplicadas soluções naturais e biológicas de forma imediata, garantindo assim uma resposta rápida e eficaz, e promovendo práticas agrícolas sustentáveis e amigas do ambiente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O “Mercadinho da Horta”, no átrio da escola, é uma atividade dinamizada pela Brigada da Horta, com o apoio de professores e assistentes operacionais. Conta com a participação direta dos alunos da Brigada, responsáveis por diversas tarefas, como a recolha e organização dos produtos hortícolas, a montagem da banca (construída há quatro anos pelos alunos da Brigada das Artes Plásticas do Eco-Escolas), a divulgação do evento na escola, a venda dos produtos e a gestão do dinheiro.
A participação dos alunos foi extremamente empenhada e autónoma, tendo sido destacados o sentido de responsabilidade, a iniciativa e a capacidade de comunicação com os diferentes elementos da comunidade educativa. Os produtos vendidos incluíram louro, alecrim e cebolinho, todos provenientes da horta escolar e colhidos poucos minutos antes da venda, o que garantia a sua frescura e qualidade.
O impacto na comunidade educativa foi muito positivo, refletido na elevada adesão: os produtos esgotaram rapidamente e alguns chegaram mesmo a ser reservados com antecedência. Este entusiasmo demonstrou não só o interesse da comunidade pelos produtos hortícolas da escola, como também valorizou o trabalho dos alunos, contribuindo para o seu reconhecimento.
O dinheiro angariado foi reinvestido na horta, nomeadamente na compra de sementes, ferramentas e outros materiais necessários para a manutenção e expansão das culturas, garantindo assim a sustentabilidade do projeto e reforçando o seu caráter pedagógico e ecológico. Esta iniciativa revelou-se uma excelente forma de promover valores como a responsabilidade, o espírito de equipa, o empreendedorismo e a sensibilização ambiental.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Na Semana das Aulas ao Ar Livre, que envolveu toda a escola, diversos professores de várias disciplinas planificaram atividades ajustadas aos conteúdos programáticos e adaptadas ao espaço exterior da escola, nomeadamente na horta e nas áreas verdes envolventes.
O objetivo principal da atividade foi valorizar o espaço exterior como ambiente educativo e de aprendizagem interdisciplinar, reforçando a ligação dos alunos à natureza, promovendo o bem-estar físico e emocional e tornando a aprendizagem mais dinâmica e significativa. A utilização do espaço da horta foi particularmente valorizada, permitindo uma abordagem mais concreta de temas relacionados com a sustentabilidade, os ecossistemas, a fotossíntese e a alimentação saudável.
O impacto na comunidade educativa foi muito positivo, tendo os alunos demonstrado maior motivação e envolvimento nas aprendizagens, bem como um comportamento mais colaborativo. Professores e funcionários destacaram ainda o contributo destas atividades para a criação de um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A ExpoEscultor é uma iniciativa de grande dimensão e envolvimento comunitário, que se realiza uma vez por ano, no último dia de aulas e que pretende ser uma celebração das aprendizagens e das criações desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano letivo, em todas as disciplinas e ciclos de ensino da escola. Este evento envolve toda a comunidade educativa, incluindo alunos, professores, assistentes operacionais, técnicos, pais e encarregados de educação, e é aberto ao público, promovendo o diálogo entre escola e comunidade. Durante a ExpoEscultor, a escola é transformada num grande espaço expositivo, onde se apresentam trabalhos artísticos, científicos, literários e tecnológicos produzidos ao longo do ano letivo. Cada disciplina e cada ano de escolaridade têm um espaço dedicado, com destaque para as áreas práticas e experimentais, como a Horta Escolar, que conta com uma ala própria no evento.
Na ala da Horta, dinamizada pelas professoras responsáveis, são desenvolvidos diversos jogos interativos e educativos com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a sustentabilidade, o cultivo biológico e a importância da alimentação saudável. Estão previstos para este ano:
- O Jogo da Compostagem, em que os participantes aprendem a distinguir o que pode ou não pode ser colocado no compostor;
- O Jogo dos Cheiros, para identificação de plantas aromáticas através do olfato;
- O Jogo das Árvores de Fruto, que desafia os visitantes a associar folhas do pomar à respetiva árvore e ao fruto que esta produz.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Um dos aspetos de maior relevo na dinamização da horta escolar prende-se com o forte impacto emocional e formativo que esta atividade tem nos alunos. O contacto direto com a natureza proporciona momentos de serenidade, concentração e bem-estar, permitindo o desenvolvimento de competências práticas e de uma maior consciência ambiental. Os alunos revelam grande entusiasmo e sentido de responsabilidade no cuidado e proteção das culturas, demonstrando progressivamente maior autonomia nas tarefas da horta.
Muitos alunos partilham com entusiasmo que as atividades realizadas na horta lhes recordam momentos vividos com os avós, quando ajudavam nas plantações ou colheitas, revivendo com satisfação essas memórias e estabelecendo uma ligação emocional ao trabalho da terra. Estas experiências despertam sentimentos de pertença, tradição e orgulho, sendo muitas vezes tema de conversa com professores, assistentes operacionais e outros adultos da comunidade educativa, que também se sentem envolvidos e valorizam este reencontro com as práticas do passado.
Estes laços afetivos e intergeracionais, criados ou reforçados através da horta, contribuem para o fortalecimento do espírito de comunidade e para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo valores como o respeito, o empenho, a responsabilidade e a colaboração.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EcoEscolaEscultorFranciscoDosSantos https://www.instagram.com/ecoescola_escultorfs/