Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola Escultor Francisco dos Santos (Sintra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Regularmente são organizados “Mercadinhos da Horta”, com venda de produtos hortícolas, que têm registado uma grande adesão e esgotado rapidamente os produtos disponíveis. Os alunos envolvidos na dinamização deste evento mostram-se empenhados, disponibilizando-se, mesmo fora do seu horário letivo, para colaborar na organização e na venda. O espaço conta com uma estrutura em madeira construída pela Brigada das Artes Plásticas do Eco-Escolas, especialmente dedicada à apresentação dos produtos.
Para além desta vertente, cujo objetivo é adquirir verba para posterior compra de sementes e plantas, têm sido realizadas ofertas de produtos da horta à comunidade educativa, em especial plantas aromáticas, sendo também habitual oferecer esses produtos aos convidados dos Conselhos Eco-Escolas realizados ao longo do ano.
Desde a sua implementação, a horta tem sido respeitada pelos alunos, não havendo registo de vandalismo ou furto de produtos. Nota-se um envolvimento crescente dos alunos, quer pelo prazer de colher os produtos que ajudaram a cultivar, quer pelo entusiasmo na observação do crescimento das plantas e da biodiversidade associada (como minhocas e outros pequenos invertebrados). Esta experiência tem também proporcionado aprendizagens significativas sobre o ciclo de vida das espécies vegetais, os cuidados necessários ao seu desenvolvimento e a importância da aplicação de técnicas biológicas. Estas práticas têm-se revelado eficazes, sendo frequentemente destacadas pelos alunos e restantes elementos da comunidade, sobretudo pela qualidade, sabor e textura dos alimentos produzidos sem recurso a produtos químicos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Este ano existiu ainda uma Brigada de apoio, a qual funcionou em regime curricular. Esta brigada era formada por uma turma de 5.º ano que apoiou na manutenção dos loureiros e pomar, através da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (no âmbito dos DAC´s).
7. Como é feita a preparação do solo?
Nas diferentes plantações dos talhões e do canteiro das aromáticas, é aplicada uma camada de caruma proveniente das casuarinas existentes na escola, com o objetivo de preservar a humidade do solo. Pontualmente, é ainda utilizada cinza, trazida por diversos membros da comunidade educativa, como forma de enriquecimento do solo, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e biológica.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Em talhões separados, estão instaladas culturas individuais: physalis num deles e nabiças noutro. No pomar, as árvores de fruto existentes são: laranjeira, figueira, pereira, romãzeira, pessegueiro, limoeiro e macieira, formando uma sequência harmoniosa que valoriza a diversidade frutícola do espaço. Esta organização permite não só a otimização do espaço e dos recursos, como também favorece a biodiversidade e o equilíbrio ecológico da horta.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Continua em espera a implementação de um sistema de recolha de águas pluviais, cujo reservatório já foi atribuído à escola por uma empresa, com o apoio dos Representantes dos Encarregados de Educação. No entanto, falta a construção de um sistema de condução da água das caleiras para o reservatório, cuja execução depende de autorização e intervenção do Município. Esta medida permitirá uma utilização mais eficiente e ecológica dos recursos hídricos disponíveis.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A participação dos alunos foi extremamente empenhada e autónoma, tendo sido destacados o sentido de responsabilidade, a iniciativa e a capacidade de comunicação com os diferentes elementos da comunidade educativa. Os produtos vendidos incluíram louro, alecrim e cebolinho, todos provenientes da horta escolar e colhidos poucos minutos antes da venda, o que garantia a sua frescura e qualidade.
O impacto na comunidade educativa foi muito positivo, refletido na elevada adesão: os produtos esgotaram rapidamente e alguns chegaram mesmo a ser reservados com antecedência. Este entusiasmo demonstrou não só o interesse da comunidade pelos produtos hortícolas da escola, como também valorizou o trabalho dos alunos, contribuindo para o seu reconhecimento.
O dinheiro angariado foi reinvestido na horta, nomeadamente na compra de sementes, ferramentas e outros materiais necessários para a manutenção e expansão das culturas, garantindo assim a sustentabilidade do projeto e reforçando o seu caráter pedagógico e ecológico. Esta iniciativa revelou-se uma excelente forma de promover valores como a responsabilidade, o espírito de equipa, o empreendedorismo e a sensibilização ambiental.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
O objetivo principal da atividade foi valorizar o espaço exterior como ambiente educativo e de aprendizagem interdisciplinar, reforçando a ligação dos alunos à natureza, promovendo o bem-estar físico e emocional e tornando a aprendizagem mais dinâmica e significativa. A utilização do espaço da horta foi particularmente valorizada, permitindo uma abordagem mais concreta de temas relacionados com a sustentabilidade, os ecossistemas, a fotossíntese e a alimentação saudável.
O impacto na comunidade educativa foi muito positivo, tendo os alunos demonstrado maior motivação e envolvimento nas aprendizagens, bem como um comportamento mais colaborativo. Professores e funcionários destacaram ainda o contributo destas atividades para a criação de um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Na ala da Horta, dinamizada pelas professoras responsáveis, são desenvolvidos diversos jogos interativos e educativos com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a sustentabilidade, o cultivo biológico e a importância da alimentação saudável. Estão previstos para este ano:
- O Jogo da Compostagem, em que os participantes aprendem a distinguir o que pode ou não pode ser colocado no compostor;
- O Jogo dos Cheiros, para identificação de plantas aromáticas através do olfato;
- O Jogo das Árvores de Fruto, que desafia os visitantes a associar folhas do pomar à respetiva árvore e ao fruto que esta produz.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Muitos alunos partilham com entusiasmo que as atividades realizadas na horta lhes recordam momentos vividos com os avós, quando ajudavam nas plantações ou colheitas, revivendo com satisfação essas memórias e estabelecendo uma ligação emocional ao trabalho da terra. Estas experiências despertam sentimentos de pertença, tradição e orgulho, sendo muitas vezes tema de conversa com professores, assistentes operacionais e outros adultos da comunidade educativa, que também se sentem envolvidos e valorizam este reencontro com as práticas do passado.
Estes laços afetivos e intergeracionais, criados ou reforçados através da horta, contribuem para o fortalecimento do espírito de comunidade e para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo valores como o respeito, o empenho, a responsabilidade e a colaboração.
15.1. Link para a página da horta: