Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Colégio Senhor dos Milagres (Leiria)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta biológica tem tido um impacto muito positivo na comunidade escolar. Os alunos desenvolveram um maior sentido de responsabilidade, respeito pela natureza e consciência ambiental, ao participarem ativamente em todas as fases do cultivo. Muitos demonstraram entusiasmo ao ver o crescimento das plantas e orgulho nas colheitas realizadas. A utilização dos produtos no refeitório incentivou hábitos alimentares mais saudáveis e mostrou, na prática, a importância da alimentação sustentável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada de forma colaborativa pelos alunos, duas vezes por semana. Durante esses momentos, os alunos são responsáveis por regar as plantas, remover as ervas daninhas e aconchegar os canteiros, garantindo o bom desenvolvimento das culturas. As tarefas são repartidas entre os grupos de forma rotativa

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo para a nossa horta biológica começou com a limpeza do local de plantação, removendo restos de culturas anteriores, pedras e ervas daninhas, para garantir que o solo ficasse livre de elementos que pudessem dificultar o crescimento das novas plantas. De seguida, mobilizámos a terra com o uso de enxadas, de forma a soltá-la, melhorar a sua aeração e facilitar a infiltração da água. Por fim, enriquecemos o solo com terra fertilizada naturalmente, aproveitando a matéria orgânica acumulada junto aos carvalhos que existem ao redor da nossa escola, respeitando assim os princípios da agricultura biológica e da sustentabilidade.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para a compostagem, utilizamos principalmente materiais orgânicos como folhas secas, aparas de ervas e restos de frutas. Estes resíduos são recolhidos no espaço exterior da escola e no refeitório, contribuindo para a produção de composto natural que utilizamos na fertilização da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta biológica, instalámos diversas culturas. Plantámos pimentos, alfaces, pepinos, tomate, feijão verde, courgetes, beterrabas, cenouras, couves e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Atualmente, já recolhemos cerca de 5 kg de produtos da nossa horta biológica, como alfaces, courgetes e morangos. No entanto, muitas das culturas ainda se encontram em fase de desenvolvimento, pelo que esperamos aumentar significativamente a colheita nas próximas semanas

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos colhidos na nossa horta biológica são utilizados no refeitório da escola, contribuindo para a preparação de refeições mais saudáveis, frescas e sustentáveis.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega da nossa horta biológica é realizada ao final do dia, de forma a minimizar a evaporação da água e garantir uma maior eficiência. Esta prática é ajustada consoante a necessidade das plantas, tendo em conta as condições climáticas, especialmente os dias de maior calor. Desta forma, promovemos uma utilização responsável da água, respeitando os princípios da sustentabilidade.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças na horta foi realizada semanalmente, permitindo detetar precocemente eventuais problemas no desenvolvimento das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Verificámos, por exemplo, a presença de caracóis, que se aproximavam de algumas culturas. Para os afastar, utilizámos cinza em redor das plantas, uma solução natural e eficaz que respeita os princípios da agricultura biológica.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: