Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Mesmo à distância, os pais e encarregados de educação deixam a sua marca através de gostos e comentários nas publicações da página de Facebook da Escola, acompanhando e celebrando cada conquista dos alunos. Mas a sua participação vai além do digital – torna-se tangível quando adquirem os produtos hortícolas da nossa horta, valorizando o esforço e dedicação das crianças, ou quando oferecem sementes e plantas, alimentando o ciclo de vida e conhecimento que cultivamos juntos.
Assim, entre partilhas online e gestos concretos, fortalece-se a ligação entre a escola e as famílias, num compromisso comum: semear valores, cuidar do planeta e colher um futuro mais sustentável e consciente.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Com as mãos na terra e os olhos atentos, exploram técnicas da agricultura tradicional e biológica, desenvolvendo respeito pelos métodos sustentáveis que protegem o planeta. O trabalho cooperativo torna-se essencial, ensinando-lhes o valor da entreajuda e do esforço conjunto para alcançar um objetivo comum.
A proximidade com a natureza desperta neles uma nova consciência ecológica, estimulando o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem. Cada planta que cultivam, cada semente que germina, é uma lição viva sobre paciência, dedicação e respeito pelo meio ambiente.
Ao longo deste percurso, os alunos acompanham as diferentes etapas das culturas hortícolas, tornando-se agentes ativos na melhoria e embelezamento dos espaços exteriores da escola. Mais do que um projeto educativo, esta é uma experiência transformadora que fortalece laços entre a Escola e a comunidade, promovendo valores de sustentabilidade, responsabilidade e harmonia com a natureza.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Com os canteiros cuidadosamente dinamizados, o espaço exterior ganha cor e vida, tornando-se um lugar de descoberta e conexão com o mundo natural. Aqui, os alunos das salas 2 e 3 assumem um papel ativo no cuidado da terra, dividindo entre si pequenos talhões onde cultivam uma diversidade de frutas e vegetais. Num cantinho especial, uma pequena estufa acolhe ervas aromáticas, despertando os sentidos e enriquecendo a experiência agrícola.
Mas o verdadeiro encanto desta horta vai além do cultivo. Os produtos colhidos tornam-se parte integrante das atividades da escola, sendo utilizados no treino de competências funcionais e promovendo hábitos de alimentação saudável.
Guiados pelo professor responsável, os alunos visitam semanalmente a horta, entregando-se com entusiasmo às tarefas que mantêm este ecossistema em harmonia – desde a preparação do solo à plantação, da rega à colheita. Cada ida à horta é um passo na construção de uma consciência ecológica, um momento de aprendizagem prática e, acima de tudo, uma celebração do ciclo da vida.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza do terreno é um momento de trabalho em equipa, onde os alunos, sob a orientação dos professores, arregaçam as mangas e, com ferramentas tradicionais como pás, enxadas, ancinhos e carrinhos de mão, preparam a terra para novas colheitas. Sem o uso de máquinas, cada gesto é uma forma de respeito pelo ambiente e pelo equilíbrio natural do solo. Mas nada se desperdiça! As ervas recolhidas transformam-se em alimento para os animais que habitam o espaço escolar – galinhas, patos, gansos, faisões, pavões, burros e cavalos – fechando assim um ciclo de harmonia entre a terra e os seres vivos.
A fertilização é também uma lição de reaproveitamento e respeito pelo meio ambiente. O estrume dos cavalos e burros, depois de passar pelo compostor, enriquece a terra, devolvendo-lhe os nutrientes essenciais ao crescimento das plantas. E, porque a escola é um verdadeiro laboratório de inovação sustentável, o húmus de minhoca, produzido a partir da decomposição do estrume, torna o solo ainda mais fértil.
Neste ciclo natural de regeneração, os alunos experimentam também outras formas ecológicas de proteção das culturas: borras de café e cascas de ovos trituradas são utilizadas para fortalecer o solo e afastar pragas, promovendo uma agricultura mais saudável e equilibrada.
Cada ação, por mais pequena que seja, tem um impacto real. Aqui, os alunos aprendem que cuidar da terra é, na verdade, cuidar do futuro – um futuro mais verde, sustentável e cheio de vida.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Este processo acontece de duas formas distintas, mas igualmente fascinantes: através da degradação natural no compostor, onde o tempo e os microrganismos fazem a sua magia, e através da produção de húmus de minhoca, um verdadeiro tesouro biológico que torna a terra mais fértil e cheia de vida.
Aqui, cada elemento tem um propósito, cada resíduo se transforma em recurso, e cada aluno aprende que a natureza nos ensina a regenerar, reaproveitar e respeitar.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Mas a aventura não termina aqui! Com a chegada do tempo certo, entre maio e junho, daremos continuidade a este ciclo de aprendizagem e cultivo, plantando tomateiros e feijão verde. Cada estação traz novas oportunidades, cada semente lançada ao solo é um compromisso com a natureza e com um futuro mais sustentável.
Aqui, os alunos aprendem que a terra retribui tudo o que lhe damos – com paciência, respeito e trabalho, colhemos muito mais do que alimentos: colhemos conhecimento, responsabilidade e um profundo amor pela natureza.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Até ao momento, já colhemos com orgulho cerca de 4 kg de couves portuguesas, 2 kg de alfaces, 4 kg de favas e 1 kg de ervas aromáticas, cujos aromas e sabores enriquecem os nossos dias. Mas a horta continua a crescer! Estimamos colher 3 kg de tomates e 4 kg de feijão verde nos próximos meses, reforçando este ciclo de aprendizagem e abundância.
Cada quilograma colhido é um testemunho do empenho dos nossos alunos, da magia da natureza e do poder transformador de uma agricultura sustentável. Aqui, na nossa horta, não cultivamos apenas alimentos – cultivamos valores, consciência ecológica e um futuro mais verde!
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Após a colheita, estes alimentos são utilizados no Treino de Competências Funcionais, dando vida à confeção de pequenas refeições, onde os alunos exploram o prazer de cozinhar, desenvolvem autonomia e aprendem a importância de uma alimentação saudável. Mas a partilha não fica por aqui! Parte da produção chega à comunidade escolar, através da venda a pais e funcionários, fortalecendo laços e valorizando o trabalho dos alunos.
Neste ciclo perfeito de cultivo, colheita e consumo, os alunos descobrem que a terra ensina, a cozinha transforma e a partilha dá ainda mais sabor a cada conquista.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Através desta iniciativa, aprendemos a valorizar cada gota, aproveitando a água da chuva através de um sistema de recolha e armazenamento inteligente. Assim, não apenas nutrimos as nossas culturas, mas também cultivamos nos alunos uma consciência ambiental mais profunda, ensinando que preservar a água é essencial para o equilíbrio do planeta.
Aqui, cada gesto importa, cada rega é um compromisso e cada planta floresce graças ao respeito e cuidado que dedicamos à natureza.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que os alunos realizam trabalhos na horta, observam atentamente cada folha, cada caule, cada sinal que a terra lhes dá. Através desta observação direta, aprendem a compreender os ritmos da natureza, a identificar necessidades e a cuidar das plantas com dedicação e respeito.
Mais do que vigiar o crescimento das culturas, este processo ensina que a paciência e a atenção são essenciais para colher bons frutos – na horta e na vida.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
- Bolas de esferovite para afastar as borboletas e, assim, prevenir a presença de lagartas indesejadas;
- Cascas de ovos trituradas, um fortificante natural para o solo, que também desencoraja visitantes indesejados;
- Borras de café, um aliado perfeito para manter lesmas e caracóis longe das nossas culturas;
- Detergente neutro, uma solução delicada, mas eficaz, para controlar as lagartas nas couves.
Com estas estratégias ecológicas, os alunos não só protegeram a horta de forma sustentável, como também aprenderam que a natureza nos dá tudo o que precisamos – basta escutá-la e respeitá-la. Assim, tradição e inovação unem-se num projeto onde o conhecimento do passado floresce para construir um futuro mais verde!
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Os burros e cavalos são verdadeiros aliados da fertilidade do solo. O seu estrume, depois de devidamente tratado, transforma-se num fertilizante natural, rico em nutrientes, que fortalece as culturas e garante colheitas saudáveis.
As galinhas, patos, gansos, faisões e pavões são os fiéis recicladores da horta! Deliciam-se com as ervas resultantes da monda do terreno e com as sobras da produção que não estão próprias para consumo humano, ajudando a manter o equilíbrio natural do espaço.
Juntos, alunos, plantas e animais formam uma comunidade viva, onde cada elemento contribui para um ecossistema sustentável. Aqui, aprendemos que a natureza nos ensina tudo – basta observá-la, respeitá-la e cuidar dela com carinho.
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No âmbito dos Projetos “Horta Pedagógica” e “Alimentação Saudável”, viveu-se uma experiência mágica, repleta de aprendizagem e dedicação. As pequenas mãos dos alunos colheram com orgulho as couves da horta, que eles próprios haviam plantado com cuidado e carinho. Entre sorrisos e conversas entusiasmadas, lavaram-nas cuidadosamente, cortaram-nas finamente e prepararam o tão tradicional caldo verde.
Depois de pronto, o Caldo Verde destes jovens agricultores, foi vendido aos adultos da escola. Cada saco vendido representou não só um gesto de partilha, mas também o reconhecimento do esforço e empenho das crianças.
E, num bonito ciclo de respeito pela natureza, os restos das couves foram entregues aos animais da Quinta Pedagógica, fechando esta experiência educativa com um gesto de sustentabilidade. Uma atividade simples, mas de um valor imenso, onde cada detalhe foi um passo para um futuro mais consciente.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Às quintas-feiras, com os tesouros colhidos na nossa horta, os alunos dão vida a um mercado vibrante e autêntico. Aqui, cada produto exposto na banca é fruto do seu empenho: são eles que cultivam, colhem e preparam com todo o cuidado cada item, assegurando também a organização e a gestão logística do mercadinho.
Mais do que uma simples venda, esta iniciativa é um reflexo da dedicação e do espírito de comunidade da nossa escola. Cruzando diferentes projetos educativos, o Mercadinho da(s) Quinta(s) permite que os alunos desenvolvam um leque diversificado de competências – do trabalho em equipa ao empreendedorismo, da consciência ambiental à autonomia e responsabilidade.
Neste espaço de aprendizagem ativa, cada troca é mais do que um simples ato comercial: é um gesto de partilha, um passo na construção de cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
No coração do Jardim do Bonfim, entre cores, aromas e sorrisos, a nossa escola marcou presença no evento “Há Festa no Parque”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal. Foi uma celebração vibrante de aprendizagens, onde partilhámos com a comunidade os projetos que dinamizamos ao longo do ano – testemunhos vivos do nosso compromisso com a educação sustentável e inovadora.
Entre os destaques, brilhou a nossa horta pedagógica, um verdadeiro laboratório ao ar livre, onde os alunos exploram a magia do crescimento das plantas, aprendem a respeitar os ciclos da natureza e descobrem o impacto transformador de uma agricultura biológica e sustentável. Do solo fértil nasceram produtos que não só refletem trabalho árduo e dedicação, mas também a consciência ecológica e a paixão por um futuro mais verde.
Cada stand, cada conversa, cada momento vivido no Há Festa no Parque foi uma oportunidade para inspirar e ser inspirado. Neste encontro de partilha e descoberta, mostramos que a escola não se limita às salas de aula – ela floresce nos projetos que cultivamos, nos valores que semeamos e na ligação genuína que criamos com o mundo à nossa volta.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A agricultura e a jardinagem, seja como lazer, ocupação dos tempos livres ou parte integrante dos currículos escolares, oferecem benefícios inestimáveis aos alunos com Necessidades Educativas. Cada semente plantada fortalece não só a terra, mas também o desenvolvimento cognitivo, social e motor, proporcionando experiências ricas em aprendizagem, autonomia e bem-estar.
Com o compromisso de cultivar um sentido ecológico e incentivar hábitos alimentares saudáveis, a nossa escola, envolvendo toda a comunidade educativa, renova a cada ano letivo o seu compromisso com a Horta Pedagógica. Professores, alunos, pais e funcionários trabalham em conjunto na sua manutenção, transformando este espaço num verdadeiro laboratório vivo de aprendizagem e inclusão.
No Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal, a cultura ecológica faz parte da identidade da escola. Aqui, compreendemos que a natureza é a nossa herança mais preciosa e que cabe-nos a nós protegê-la, respeitá-la e valorizá-la. Através deste projeto, reforçamos a importância dos espaços de cultivo como uma fonte de riqueza essencial, não apenas para alimentar o corpo, mas também para nutrir mentes e corações.
15.1. Link para a página da horta: