Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo (Oliveira do Bairro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

25 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Curso Profissional de Cozinha; Físico-Química no âmbito das atividades de caráter científico na Educação Inclusiva

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Através da Associação de Pais da EBAA que forneceram sementes e plantas (hortícolas e aromáticas).
Frequência: 1 vez.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência de uma cozinha pedagógica ligada ao curso profissional de Cozinha permite o envolvimento dos alunos na utilização dos produtos hortícolas e ervas aromáticas na confeção de refeições. Também envolveu alguns alunos com necessidades educativas especiais e respetiva docente de apoio no desenvolvimento de competências práticas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta realizou-se de forma partilhada entre os intervenientes mencionados anteriormente e faseada em termos de distribuição de tarefas necessárias a realizar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos e professores envolvidos realizaram inicialmente a limpeza da horta criada no ano letivo anterior, cavando o solo, removendo as ervas existentes e restos de algumas plantas da campanha anterior. As ervas daninhas foram depositadas num biocompostor existente na escola. Mais tarde, fertilizaram o terreno com o substrato produzido.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um biocompostor que foi oferecido pelo Município o qual é alimentado com resíduos que saem da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, alhos, couves galega, couves repolho, cenouras, pimentos e ervas aromáticas (tomilho, oregãos, hortelã, manjericão, cebolinho e alecrim).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Devido às condições atmosféricas adversas as culturas foram estabelecidas tardiamente, não havendo produção superior a 5 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

De momento, as aromáticas são os produtos mais consumidos pela cozinha pedagógica, associada ao curso profissional de Cozinha. Também foram produzidos sabões aromatizados e saquinhos de cheiro com alecrim colhido pelos alunos da Educação Inclusiva.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi solicitado a uma assistente operacional de apoio ao bloco da cozinha pedagógica a vigilância do estado das cultura e rega quando necessário, em alturas em que as pessoas diretamente envolvidas não o podem fazer.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, os alunos envolvidos observam diretamente o surgir de pragas, por exemplo caracóis e removem-nos manualmente. Também as ervas daninhas são retiradas dessa forma.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realização de almoços pedagógicos esporádicos para os quais são recolhidos produtos da horta, principalmente ervas aromáticas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O convívio que se estabelece no grupo de alunos, voluntários, e a responsabilidade que lhes é incutida. Por outro lado, são trabalhadas competências de trabalho de equipa e interajuda num projeto de carácter multidisciplinar.

15.1. Link para a página da horta: