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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
25 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Curso Profissional de Cozinha; Físico-Química no âmbito das atividades de caráter científico na Educação Inclusiva
3.3. N.º de alunos envolvidos:
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Através da Associação de Pais da EBAA que forneceram sementes e plantas (hortícolas e aromáticas).
Frequência: 1 vez.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A existência de uma cozinha pedagógica ligada ao curso profissional de Cozinha permite o envolvimento dos alunos na utilização dos produtos hortícolas e ervas aromáticas na confeção de refeições. Também envolveu alguns alunos com necessidades educativas especiais e respetiva docente de apoio no desenvolvimento de competências práticas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta realizou-se de forma partilhada entre os intervenientes mencionados anteriormente e faseada em termos de distribuição de tarefas necessárias a realizar.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos e professores envolvidos realizaram inicialmente a limpeza da horta criada no ano letivo anterior, cavando o solo, removendo as ervas existentes e restos de algumas plantas da campanha anterior. As ervas daninhas foram depositadas num biocompostor existente na escola. Mais tarde, fertilizaram o terreno com o substrato produzido.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Existe um biocompostor que foi oferecido pelo Município o qual é alimentado com resíduos que saem da horta.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, alhos, couves galega, couves repolho, cenouras, pimentos e ervas aromáticas (tomilho, oregãos, hortelã, manjericão, cebolinho e alecrim).
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Devido às condições atmosféricas adversas as culturas foram estabelecidas tardiamente, não havendo produção superior a 5 kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
De momento, as aromáticas são os produtos mais consumidos pela cozinha pedagógica, associada ao curso profissional de Cozinha. Também foram produzidos sabões aromatizados e saquinhos de cheiro com alecrim colhido pelos alunos da Educação Inclusiva.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Foi solicitado a uma assistente operacional de apoio ao bloco da cozinha pedagógica a vigilância do estado das cultura e rega quando necessário, em alturas em que as pessoas diretamente envolvidas não o podem fazer.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, os alunos envolvidos observam diretamente o surgir de pragas, por exemplo caracóis e removem-nos manualmente. Também as ervas daninhas são retiradas dessa forma.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Realização de almoços pedagógicos esporádicos para os quais são recolhidos produtos da horta, principalmente ervas aromáticas.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
O convívio que se estabelece no grupo de alunos, voluntários, e a responsabilidade que lhes é incutida. Por outro lado, são trabalhadas competências de trabalho de equipa e interajuda num projeto de carácter multidisciplinar.
15.1. Link para a página da horta: