Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde a primeira inscrição eco-escolas

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

- Participaram na recolha das primeiras sementes/plantas para a horta e sempre que solicitadas vieram ajudar a mondar a erva.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Os produtos colhidos da horta (alfaces, couves, bananas...) foram quase todos vendidos aos pais/professores.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

- Os coordenadores eco-escolas têm 2 horas às etrças-feiras para fazer uma manutenção geral;
- As assistenets operacionais e alguns alunos (aquando da monitorização) fazem a rega das plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

- Um preparação por periodo, ou sempre que foi feita a colheira dos produtos;
- Os fertilizantes são a água e o que se recolhe da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

- Recolha das sobras da cantina (restos de legumes, restos de fruta...);
- Restos das folhas das árvores e das bananeiras;
- Corte das ervas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Couves;
- Beterrabas;
- Alface;
- Bananas;
- Espinafres;
- Bata doce.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

100 quilos aproximadamente.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- Alguns dos produtos como alface e beterraba foram para consumo na escola (eco-lanches e dia-eco-escolas, com a confeção de um bolo):
- A maioria dos produtos foi vendida à comunidade escolar (pais/professores...).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

- A nossa hora tem um poço, pois é junto a uma ribeira e está sempre cheio.
- Temos uma mangueira ligada ao poço que é aberta para encher os regadores e regar as plantações.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

- Galinhas e coelhos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

- Fizemos algumas vendas ao longo do ano de alfaces e bananas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

- Atividade sobre o crescimento das plantas:
No âmbito do programa Eco-Escolas, realizou-se uma atividade pedagógica ao ar livre, com a participação de um grupo dos alunos do 3.º B orientados por dois professores. A ação teve lugar na nossa horta envolta por vegetação abundante, com destaque para as bananeiras, e decorreu sob condições climatéricas favoráveis.
As crianças, envergando coletes refletores com o logótipo do programa "Eco-Escolas", participaram ativamente numa sessão de sensibilização ambiental. A atividade centrou-se na temática da compostagem e da gestão sustentável de resíduos orgânicos. Um dos professores explicava o funcionamento de um compostor (visível nas imagens), enquanto o outro distribuía luvas de jardinagem aos alunos, preparando-os para uma participação prática na atividade.
Os alunos mostraram-se atentos e empenhados, evidenciando interesse pelas questões ambientais. A interação entre os docentes e os discentes foi dinâmica, promovendo a aprendizagem ativa num ambiente natural. Esta atividade não só reforçou os conhecimentos sobre a compostagem como também fomentou valores ecológicos e de cidadania responsável.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

- Atividade "O Pão-por-Deus"
Os alunos do 3.º B participaram numa aula especial dedicada à tradição do Pão-por-Deus, que decorreu junto à horta escolar. A atividade teve como objetivo valorizar as tradições populares, promover o espírito de partilha e reforçar a ligação à natureza e à alimentação saudável.
Iniciámos a aula com uma breve explicação sobre a origem do Pão-por-Deus, destacando o seu significado como uma prática de solidariedade e entreajuda, com raízes antigas, ligada ao Dia de Todos os Santos. Falámos também sobre como as crianças, tradicionalmente, iam de porta em porta pedir “o pão-por-Deus”, recebendo pão, bolos, frutas e frutos secos.
Depois, dirigimo-nos à horta, onde os alunos observaram os produtos hortícolas cultivados e participaram numa troca simbólica de frutos. Cada criança trouxe um fruto ou produto natural de casa e fez uma troca com os colegas, num momento de partilha alegre e consciente, refletindo sobre a importância de dar e receber com generosidade.
A atividade terminou com uma reflexão em grupo sobre o valor das tradições, a importância da alimentação natural e o prazer de partilhar com os outros.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

- Os alunos adoram ir até à horta e ao espaço de convivio junto à horta. A terra da horta é fértil e conseguimos ter bastantes alfaces, couves, salsa e beterraba durante o ano.

15.1. Link para a página da horta: