Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2024/25
Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- As assistenets operacionais e alguns alunos (aquando da monitorização) fazem a rega das plantas.
7. Como é feita a preparação do solo?
- Os fertilizantes são a água e o que se recolhe da compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
- Restos das folhas das árvores e das bananeiras;
- Corte das ervas secas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- Beterrabas;
- Alface;
- Bananas;
- Espinafres;
- Bata doce.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
- A maioria dos produtos foi vendida à comunidade escolar (pais/professores...).
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
- Temos uma mangueira ligada ao poço que é aberta para encher os regadores e regar as plantações.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
No âmbito do programa Eco-Escolas, realizou-se uma atividade pedagógica ao ar livre, com a participação de um grupo dos alunos do 3.º B orientados por dois professores. A ação teve lugar na nossa horta envolta por vegetação abundante, com destaque para as bananeiras, e decorreu sob condições climatéricas favoráveis.
As crianças, envergando coletes refletores com o logótipo do programa "Eco-Escolas", participaram ativamente numa sessão de sensibilização ambiental. A atividade centrou-se na temática da compostagem e da gestão sustentável de resíduos orgânicos. Um dos professores explicava o funcionamento de um compostor (visível nas imagens), enquanto o outro distribuía luvas de jardinagem aos alunos, preparando-os para uma participação prática na atividade.
Os alunos mostraram-se atentos e empenhados, evidenciando interesse pelas questões ambientais. A interação entre os docentes e os discentes foi dinâmica, promovendo a aprendizagem ativa num ambiente natural. Esta atividade não só reforçou os conhecimentos sobre a compostagem como também fomentou valores ecológicos e de cidadania responsável.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos do 3.º B participaram numa aula especial dedicada à tradição do Pão-por-Deus, que decorreu junto à horta escolar. A atividade teve como objetivo valorizar as tradições populares, promover o espírito de partilha e reforçar a ligação à natureza e à alimentação saudável.
Iniciámos a aula com uma breve explicação sobre a origem do Pão-por-Deus, destacando o seu significado como uma prática de solidariedade e entreajuda, com raízes antigas, ligada ao Dia de Todos os Santos. Falámos também sobre como as crianças, tradicionalmente, iam de porta em porta pedir “o pão-por-Deus”, recebendo pão, bolos, frutas e frutos secos.
Depois, dirigimo-nos à horta, onde os alunos observaram os produtos hortícolas cultivados e participaram numa troca simbólica de frutos. Cada criança trouxe um fruto ou produto natural de casa e fez uma troca com os colegas, num momento de partilha alegre e consciente, refletindo sobre a importância de dar e receber com generosidade.
A atividade terminou com uma reflexão em grupo sobre o valor das tradições, a importância da alimentação natural e o prazer de partilhar com os outros.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: