saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
25
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Geografia, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento
3.3. N.º de alunos envolvidos:
450
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
O envolvimento familiar resulta das sugestões que os alunos fazem com o apoio dos pais. Dessa forma, ocasionalmente os alunos trazem sementes, para que possam germinar na horta. O envolvimento resulta, igualmente, da possibilidade de os alunos levarem os alimentos produzidos para suas casas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Sobretudo junto dos alunos mais jovens, a participação nas atividades da horta é sempre muito interessante, dado que muitos destes momentos são realizados em tempos letivos, o que altera a dinâmica habitual da sala de aula. Para além disso, muitos alunos mostram um grande comprometimento com a horta, pois são os grandes responsáveis pela sua manutenção.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existe uma grande flexibilidade na gestão da horta. Semanalmente realiza-se a manutenção da horta, seja através da rega, da sementeira ou, mesmo através, do arranque de ervas daninhas. Sempre que necessário os professores, auxiliares ou alunos alertam o responsável pela horta que, posteriormente, propõe aos mesmos a realização das tarefas necessárias.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo é realizada com o apoio da LIPOR que fornece Nutrimais para que o solo seja mais fértil. Inicialmente realiza-se a limpeza dos solos, retirando ervas daninhas.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita no refeitório, com a recolha dos alimentos. Esta compostagem não se realiza no Colégio, mas sim em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim que procede à recolha duas ou três vezes por semana.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas; salsa, coentros; morangos; limonete; alface; alfazema; alecrim, entre outros.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
3 kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos são distribuídos pela comunidade escolar, mas também para serem utilizados no refeitório, como é o caso da salsa.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Como a horta está voltada para Oeste, recebe muito sol durante a parte da tarde. Durante os meses de inverno rega-se uma, duas vezes por semana. Já nos meses de Primavera, a rega realiza-se diariamente.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É efetuada a monitorização com o apoio das professoras de Ciências Naturais.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Realiza-se, com uma cadência anual, um concurso de ilustração da horta. Os alunos nas aulas de Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento retratam a horta, mas também a forma como gostariam de ver a horta.
Atividade 2:
Descrição:
Todas as turmas, pelo menos uma vez por ano, realizam uma aula de Cidadania e Desenvolvimento na Horta, de forma a incentivar a participação dos alunos, mas também ouvir as suas sugestões para um espaço exterior tão importante do espaço colegial.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Inicialmente a horta tinha como objetivo ser um cantinho de aromáticas. No entanto, o excesso de calor fez com que muitas espécies não se adaptassem. Dessa forma, diversificaram-se culturas, com a plantação de tomate cherry, alface, entre outras espécies.
15.1. Link para a página da horta:
https://www.instagram.com/colegiodeamorim?igsh=MTJ4ZW14emY0djdndw==