Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2024/25

Escola Básica Infante D. Pedro (Penela)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficina, Estudo do Meio, Artes, Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

72

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são integradas nas hortas escolares através da participação no cultivo, oficinas, projetos intergeracionais e eventos. Por vezes ajudam na manutenção. Esta colaboração fortalece a relação escola família e promove hábitos saudáveis e sustentáveis.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As hortas têm um impacto positivo tanto na comunidade como nos alunos. Para a comunidade, promovem a integração social, incentivam a sustentabilidade, revitalizam espaços e podem gerar rendimento. Nos alunos, melhoram a aprendizagem prática, incentivam hábitos alimentares saudáveis, desenvolvem a responsabilidade e o trabalho em equipa, contribuem para o bem-estar e aumentam a consciência ambiental.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada através da repartição de tarefas entre alunos, professores e raramente funcionários. São criados grupos de trabalho para plantio, rega, compostagem e colheita, muitas vezes, alterado em cima da hora, de acordo com a disponibilidade dos intervenientes. Durante as férias, é a parte mais dificil, pois os funcionários raramente ajudam. Esta estrutura assegura uma horta produtiva e educativa ao longo do ano, mais propriamente entre janeiro e julho.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo envolve três etapas: limpeza, removendo ervas daninhas e resíduos; mobilização, revolvendo a terra para melhorar a aeração; e fertilização, adicionando matéria orgânica. Este processo garante um solo fértil e adequado para o cultivo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Sim, quando é possível, a compostagem é feita para reciclar resíduos orgânicos e enriquecer o solo. O processo inclui a seleção dos resíduos, a montagem da pilha com camadas, a oxigenação e a manutenção da humidade.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas instaladas incluem legumes (alface, cenoura, couve-coração, beterraba, alho-francês, tomate, pepino) e ervas aromáticas (orégãos, poejo, tomilho, alecrim, salsa, coentros, manjericão). As consorciações, como cenoura + cebola e tomate + manjericão, favorecem o cultivo, melhorando a produtividade e o equilíbrio do solo.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ainda não nada registado este ano.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são utilizados na cantina escolar, distribuídos a alunos e famílias ou reaproveitados na compostagem. Estes destinos promovem hábitos saudáveis e beneficiam a comunidade.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: