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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
6 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
30
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Oficina, Estudo do Meio, Artes, Cidadania
3.3. N.º de alunos envolvidos:
72
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são integradas nas hortas escolares através da participação no cultivo, oficinas, projetos intergeracionais e eventos. Por vezes ajudam na manutenção. Esta colaboração fortalece a relação escola família e promove hábitos saudáveis e sustentáveis.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As hortas têm um impacto positivo tanto na comunidade como nos alunos. Para a comunidade, promovem a integração social, incentivam a sustentabilidade, revitalizam espaços e podem gerar rendimento. Nos alunos, melhoram a aprendizagem prática, incentivam hábitos alimentares saudáveis, desenvolvem a responsabilidade e o trabalho em equipa, contribuem para o bem-estar e aumentam a consciência ambiental.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é organizada através da repartição de tarefas entre alunos, professores e raramente funcionários. São criados grupos de trabalho para plantio, rega, compostagem e colheita, muitas vezes, alterado em cima da hora, de acordo com a disponibilidade dos intervenientes. Durante as férias, é a parte mais dificil, pois os funcionários raramente ajudam. Esta estrutura assegura uma horta produtiva e educativa ao longo do ano, mais propriamente entre janeiro e julho.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo envolve três etapas: limpeza, removendo ervas daninhas e resíduos; mobilização, revolvendo a terra para melhorar a aeração; e fertilização, adicionando matéria orgânica. Este processo garante um solo fértil e adequado para o cultivo.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Sim, quando é possível, a compostagem é feita para reciclar resíduos orgânicos e enriquecer o solo. O processo inclui a seleção dos resíduos, a montagem da pilha com camadas, a oxigenação e a manutenção da humidade.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas instaladas incluem legumes (alface, cenoura, couve-coração, beterraba, alho-francês, tomate, pepino) e ervas aromáticas (orégãos, poejo, tomilho, alecrim, salsa, coentros, manjericão). As consorciações, como cenoura + cebola e tomate + manjericão, favorecem o cultivo, melhorando a produtividade e o equilíbrio do solo.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Ainda não nada registado este ano.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são utilizados na cantina escolar, distribuídos a alunos e famílias ou reaproveitados na compostagem. Estes destinos promovem hábitos saudáveis e beneficiam a comunidade.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: