Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 20 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

255,44 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

118

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que são solicitados que são várias vezes ao longo do ano. Fazemos eco sábados onde participam muitos familiares dos alunos de todos os anos para trabalhos mais pesados. Este ano ajudaram a requalificar o lago da escola que transformaram num charco com vida para diferentes anfíbios. Criaram um novo lago para os patinhos que nasceram entretanto poderem nadar sem prejudicar os anfíbios do charco. Também removeram o composto dos 5 compostores e ajudam a espalhá-lo na horta.Colaboram com resíduos orgânicos para compostagem, alimentos para os animais, sementes e plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os nossos alunos além de ficarem a conhecer a cadeia alimentar, aprendem a gostar de novos alimentos, hortícolas e outras leguminosas que lhes proporcionam uma alimentação mais saudável. Todos apresentam comportamentos ecológicos e responsáveis sendo exemplo na comunidade. Somos procurados pelos Encarregados de Educação que pretendem que os filhos frequentem a nossa escola e todos os anos temos uma longa lista de espera. A escola foi requalificada e ampliada para que mais alunos tenham mais e melhores condições. Há muitas escolas e professores que nos visitam para conhecerem o nosso projeto. Este ano já por duas vezes que recebemos professores espanhóis do Programa Erasmus e o Professor António Sampaio da Nóvoa também veio conhecer o nosso trabalho.Somos uma escola de referencia.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as salas têm quadro de tarefas e as crianças, trabalhos específicos. Cada sala é responsável pela manutenção da horta e pelo cuidado dos animais uma semana por mês. A primeira semana é responsável o 1º ano, a segunda, o segundo ano e assim sucessivamente. Este trabalho é efetuado na hora do intervalo.O JI é responsável todos os dias porque o seu trabalho é supervisionar o dos colegas dos outros anos. Cumprem as suas tarefas depois do 1º Ciclo terminar o recreio e levam as aparas da fruta do seu lanche para deitarem aos coelhos e pão para as galinhas.Há atividades na horta que são realizadas em simultâneo quando planificadas em conjunto para comemorar datas importantes.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é trabalhado ao longo do ano com composto realizado na escola. Temos vários compostores com diferentes fases de maturação. No início do ano o solo é trabalhado num eco sábado com a colaboração das famílias em que cavam o terreno e fertilizam o solo com composto produzido no ano anterior. Mas como a horta já tem muitos anos o solo já é mais fértil, no início do ano letivo é quando fazemos as colheitas para vender na feira de outono ou fazer compotas para o mesmo efeito e consumir nos lanches das crianças e reuniões de trabalho.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Em camadas de verdes e castanhos:erva, folhas secas das muitas árvores do nosso recreio, cascas de fruta, aparas da poda, cascas de ovos, borras de café, ervas das nossas infusões, resíduos orgânicos dos coelhos, galinhas e patos, palha, cinza, serrim, restos vegetais das nossas saladas ou sopas, resíduos trazidos pelas crianças de casa. Temos baldinhos próprios e crianças responsáveis cuja tarefa semanal é levar o baldinho para casa e trazer com os resíduos para deitar na compostagem. Muitos dos alunos receberam um baldes para resíduos orgânicos, disponibilizados pelo Município, que usam para os transportar de casa para os nossos compostores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao longo de toda a cerca, na orla da horta, temos diferentes plantas aromáticas, algumas com flores para atrair os insetos auxiliares da agricultura e polinizadores: alecrim. sálvia, funcho, cidreira, hortelã, tomilho, alfazema, rosmaninho, hipericão do Geres, poejo, orégãos, lúcia-lima, cebolinho, aipo, rúcula, calêndulas, phlomis púrpurea e outra amarela, erva-do-caril, verbasco, borragem, amores-perfeitos selvagens, lírios, goivos, ervilhas-de--cheiro, citrulina, manjericão, salsa, santolina, arruda, tanchagem,onagras, entre outras. Também temos plantas frutíferas: morangos silvestres, groselhas, framboesas, duas cerejeiras que produzem em meses diferentes, uma ameixoeira. Hortícolas: couves diversas, alho francês, beterraba, favas, ervilhas, chuchu, batatas, cenouras, rabanetes, tomateiros, feijoeiros, abóboras, brócolos, depende da época. Temos outro espaço só com aromáticas. O pomar com várias árvores de fruto, o olival e a pequena vinha. Ainda temos a estufa com diversas hortícolas e, na entrada um jardim florido.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Vários kg, porque ao longo do ano fazemos diferentes colheitas que vamos vendendo em feiras ou individualmente às famílias dos nossos meninos. Temos elaborado cabazes com diferentes produtos que agrada muito a quem os adquire. Quando os produtos estão prontos para colher e não os usamos na escola, divulgamos na minha página do Facebook e logo aparecem muitos interessados. Produtos hortícolas talvez sejam à volta de 40kg. Mas como também vendemos ovos, coelhos e patos, aí o peso é muito superior!

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns são usados em atividades de culinária na escola e consumidos pelas crianças.Os outros, a maioria, são vendidos em feiras ou levados pelas crianças para os pais que os solicitam para que, com o dinheiro possamos adquirir rações para os nossos animais ou alfaias agrícolas que a escola precisa. Alguns amigos da escola, através da página do Facebook e das fotografias publicadas, solicitam os nossos produtos para consumir, muitos disponibilizados em cabazes compostos para o efeito.. Os que espigam ou já não estão em condições para consumir, deitam-se aos nossos animais.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Durante o inverno são as crianças responsáveis de cada turma que regam na hora do recreio recolhendo a água da chuva nos depósitos com regadores. Este ano temos mais dois depósitos que o Município disponibilizou com mais capacidade do que já tínhamos. Como a horta foi ampliada e temos mais área cultivada solicitamos mais depósitos para recolher a água da chuva que recebemos este ano. Na época mais quente, perto do verão são as Assistentes Operacionais que regam antes das 8h e ao fim do dia, antes das 19h, há crianças que colaboram e regam a horta com regadores que transportam a água dos depósitos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Conforme se verificarem ou aparecerem. A horta é trabalhada diariamente e por isso quando surge alguma praga é logo detetada pelas crianças que registam na coluna do" Acho Mal" do Diário de Turma. Na Coluna do" Queremos Fazer" registam que querem combate-las e vão investigar no computador ou com ajuda de livros que temos na nossa biblioteca, o que há a fazer. Logo de seguida vão combate-las sempre com meios naturais e que não prejudiquem a biodiversidade. Os piolhos das favas são pulverizados com uma solução de água e sabão elaborada pelas próprias crianças na sala.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os piolhos das favas foram pulverizados com uma solução de água e sabão elaborada pelas crianças na sala.
Deitou-se cinza à volta de algumas culturas para afastar os caracóis.
O que nem sempre conseguimos combater são as lagartas nas couves. Este ano mudamos as couves para outro espaço e não se verificaram tantas como no ano passado.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Patos, galinhas e coelhos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feiras na Escola e em Vila Real. Realizamos uma feira no Outono no Dia 7 de Novembro e vamos realizar outra na Primavera no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente. Estiveram envolvidas muitas pessoas. Além da comunidade educativa que são cerca de 150 pessoas, estiveram os familiares das crianças. pais, avós, tios e padrinhos. Amigos, familiares e colegas dos docentes e não docentes, Parceiros Eco-Escolas, entidades e comunidade em geral. Já a de Vila Real, realizada a 25 de novembro envolveu mais gente, cerca de 1000 pessoas porque participam várias escolas do concelho mas o nosso pavilhão é muito visitado sobretudo por causa dos animais que as crianças gostam de acarinhar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta. Realizamos muitas aulas na horta ao longo do ano, umas por turma e outras a escola em conjunto consoante o que pretendemos transmitir aos alunos. Como usamos a horta como um laboratório vivo, muitos dos conceitos sobre seres vivos são transmitidos aqui. Os nossos alunos aprendem a fazer sementeiras, plantações, a conhecer as plantas e sua constituição, os animais e suas características. Todas as Áreas de Conteúdo ou disciplinas são trabalhadas no espaço da horta. O 4º ano mediu a horta e o lago para achar a área e o perímetro e é dessa aula que envio as 3 fotos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Eco-Sábados. Ao longo do ano fazemos vários eco-sábados em que os pais são convidados a participar em trabalhos na horta ou desafios para melhorar o espaço da horta e recreio. Regra geral é só de manhã mas começa às 9h e só termina perto das 13h. A meio há um intervalo para se fazer um lanchinho com compotas realizadas pelos meninos na escola e infusões das nossas ervas aromáticas. Além dos pais também participam os professores e alguns funcionários e as crianças acompanham sempre os pais. No último, realizado dia 20 de abril, para preparar o Dia da Terra, eram mais de 50 pessoas. Os pais construíram um lago para os patos nadarem e requalificaram o que existia num charco com vida para anfíbios.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta também é um espaço de lazer e estamos a criar um espaço com sombra coberto de glicínias com duas mesas recicladas de bobines de cabos elétricos, que pintamos a imitar cogumelos e servem para lanches, leitura, jogos ou apenas para conversas informais. Também serve de cenário para as dramatizações de histórias contadas.
Com o dinheiro angariado nas feiras, fazemos viagens de estudo do interesse de todos os alunos.
O ano passado fomos à Quinta de Santo Inácio e o 4º ano esteve dois dias em Lisboa onde visitou o Jardim zoológico e o Oceanário.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/luisa.fernandes.9847/