Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária do Cadaval (Cadaval)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta horta iniciou-se no presente ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais e encarregados de educação têm contribuído com sementes e mudas de plantas para a Horta, assim como com materiais para a construção do espantalho.
Os avós têm contribuído com o seu conhecimento ancestral, nomeadamente no que respeita a toda a dinâmica de uma horta.
Na inauguração da horta estiveram presentes representantes dos pais e encarregados de educação.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem permitido o desenvolvimento de diversas competências sociais dos alunos, tais como responsabilidade, resiliência, cooperação, resolução de problemas e consciência ambiental, entre outras. Contribui para o desenvolvimento de Aprendizagens Essenciais das disciplinas envolvidas, relativas, por exemplo, ao ciclo da matéria, formação e constituição do solo, dinâmica dos ecossistemas, proteção ambiental, controlo biológico de pragas, trabalho de campo, entre outras. Promove, assim, o interesse dos alunos por algumas temáticas curriculares, melhorando a sua motivação em algumas disciplinas.
Promove a comunicação intergeracional e o conhecimento de procedimentos agrícolas ancestrais, no contacto dos alunos com os seus pais, avós e outros membros da comunidade. Contribui, deste modo, para um maior conhecimento cultural local.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta tem sido construída e mantida pelas turmas do 6.º ano de escolaridade, essencialmente nas horas da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos são sempre acompanhados pelos docentes da disciplina que os orientam nos trabalhos a realizar. Os alunos estão organizados em pequenos grupos e cooperam para a execução das tarefas, nomeadamente, sementeiras, plantações, limpezas do terreno, regas, entre outras.

7. Como é feita a preparação do solo?

A horta está organizada, uma parte em caixas de cultura e outra diretamente no solo. O solo existente muito argiloso e pobre, tem sido enriquecido com composto húmido e folhagem seca. Não são usados produtos químicos nem meios mecânicos motorizados.
São usadas enxadas, pás, gadanhas, entre outros instrumentos tradicionais, para mobilizar o solo e proceder a limpezas.
Foi usado chorume de urtiga para fertilização.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Tem sido feita com as folhas e ramos provenientes das limpezas feitas na horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas existentes: abóboras; morangos; tomates; alfaces; couves; trigo barbela; favas; diversas plantas aromáticas.
Consociações: alho-alface; couve - tomate- hortelã; salsa - tomate.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 kg alfaces
1 kg trigo
0,5 kg plantas aromáticas
4 kg couves
1 kg alhos

Outras culturas, como a de abóbora, estão agora a produzir.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos têm sido distribuídos aos alunos, docentes e funcionários, normalmente em troca de sementes e/ou mudas de novas plantas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Durante a semana a horta é regada pelos alunos e/ou pelos assistentes operacionais envolvidos no projeto. Ao fim-de-semana, quando necessário, as regas ficam a cargo de docentes e assistentes operacionais.
A rega é feita nas horas de menor calor, geralmente ao fim do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização é feita regularmente, pelo menos duas vezes por semana, por observação direta das plantas e do solo. Os alunos responsáveis são orientados nessa função.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve uma praga de formigas no trigo, que teve de ser ceifado.
As lesmas e caracóis têm sido evitados com a colocação de cinza à volta das plantas.
Foram colocadas cascas de ovos para evitar as borboletas.
Foi usado chorume de urtiga como repelente, por exemplo, de pulgões.
Algumas das plantas da horta, como a salsa, a hortelã, o alho e os coentros, por exemplo, atraem joaninhas (que temos observado na horta com frequência) que são predadoras de diversos insetos que podem constituir pragas.
Para a presença de joaninhas, contribuiu a construção e colocação na horta de hotéis de insetos.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Ainda não existem.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas de Cidadania e Desenvolvimento e de Ciências Naturais têm sido motivadoras para os alunos. Tal como referido anteriormente, têm permitido o desenvolvimento de diversas competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, assim como o desenvolvimento de muitas Aprendizagens Essenciais das disciplinas mencionadas. Os alunos tiveram, inicialmente, formação prática na horta sobre sementes e técnicas de agricultura ancestrais com o Sr. João Vieira - "Guardião das Sementes" e com a Dra. Alexandra Azevedo da QUERCUS.
Durante as aulas os alunos trabalham em grupos cooperativos para a realização das diversas tarefas necessárias, sob orientação dos docentes responsáveis.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Ação de Formação para Docentes "Por Uma Escola Mais Verde"
Foi realizada, em parceria com o CFAE Centro-Oeste, a Câmara Municipal do Cadaval e a QUERCUS uma Ação de Formação de Curta Duração (ACD) para os docentes da escola, sobre o que são os Polinizadores, que importância têm e ameaças existentes. A parte prática foi realizada na Horta Pedagógica e incluiu uma ação de plantação..

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Palestras "Que pão comemos?"
Integradas na dinâmica da horta foram realizadas diversas palestras/ações de sensibilização, pelo Sr. João Vieira - "Guardião de Sementes", para alunos e docentes. Estas ações tiveram a participação de 150 alunos e de cerca de 40 docentes. Um público sempre muito curioso e interessado nos ensinamentos do Sr. João, sobre sementes antigas e a sua preservação.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

- Grande envolvimento e entusiasmo da comunidade no projeto;
- As parcerias com o Munícipio, a QUERCUS e o CFAE Centro-Oeste.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.aecadaval.com/c%C3%B3pia-horta-pedag%C3%B3gica