Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

100

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do meio - Ciências experimentais e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

130

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Habitualmente a Escola organiza o dia da horta aberta, em que os próprios familiares vão à horta plantar com os alunos, regar e fazer a manutenção da mesma.
A escola tem o projeto que envolve as famílias na partilha de conhecimentos e experiências, nomeadamente os Pais que trabalham na área da agricultura e comércio local, com a partilha de espécies para cultura na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Com a criação da horta, é possível reconhecer as diferentes partes constituintes de uma planta e as que fazem parte da sua alimentação, os diferentes tipos de sementes e observar a sua germinação, distinguir ervas daninhas de plantas cultivadas e promover o sentido de responsabilidade e sustentabilidade, economia circular e desenvolver a cidadania.
Ao mesmo tempo, a horta permite mostrar aos alunos a importância da produção de produtos biológicos e o seu consumo, melhorando a qualidade da alimentação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é composta por 22 canteiros. Cada sala é responsável por 2 ou 3 canteiros e têm o dever de cuidar deles.
Foram criadas as brigadas da horta, onde as crianças autonomamente e diariamente colaboram nas
tarefas inerentes à manutenção da horta.
É feito com supervisão do adulto, embora sejam as crianças a ter iniciativa para a manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo esteve em pousio durante as férias do verão, aproximadamente 3 meses. Quando se iniciou o ano letivo procedeu-se à limpeza dos canteiros, retirando as ervas daninhas e as pedras, remexendo o solo e, posteriormente, é fertilizada com resíduos orgânicos resultantes da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita em camadas alternadas de resíduos verdes (folhas verdes, ervas daninhas, flores, aparas de relva fresca, restos de vegetais e frutas) e resíduos castanhos (folhas secas, resíduos de cortes e podas, serradura e caruma), bem como restos de comida e cascas dos alimentos usados na confeção dos almoços da nossa escola. O fundo é revestido com ramos grossos e a última camada será de resíduos castanhos.
Em dias de chuva o compostor é aberto para que haja a humidificação dos resíduos nele existentes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Uvas, limões, maçãs, marmelos, peras, alfaces, beterraba, cenouras, tomate cherry, alho francês, fisális, couve coração, morangos, couve flor, curgete, pepinos, nabos e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Uvas: 10 kg
Limões: 10kg
Maçãs: 40 kg
Marmelos: 20kg
Peras:30 kg
Alfaces: 10 kg
Beterraba: 5 kg
Cenouras: 5 kg
Tomate Cherry: 10 kg
Alho Francês: 5 kg
Fisális:5 kg
Couve coração: 7 kg
Morangos: 3 kg
Couve flor: 3 kg
Curgete: 10kg
Pepinos: 10kg
Nabos: 8kg
Ervas aromáticas: 1,5kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo interno da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi construída uma calha coletora de água com garrafões, que foi colocada na casinha da horta e
direcionada para um deposito de 1000l de água, onde depois com a torneira e a mangueira é feita a rega para os canteiros.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação direta, realizada por parte dos alunos, professores e funcionários
nas suas constantes deslocações à horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos um ataque de caracóis e pusemos mexilhões em torno das plantas, para que o solo ficásse mais salgado e, assim, os caracóis desaparecessem.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta
Os alunos na disciplina Ciências Experimentais têm várias aulas na horta.
Um dos exemplos foi a elaboração de placas identificativas dos produtos da horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://ecopatio.blogspot.com/