Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB de Medelo (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Como "horta" só este ano vai ser implementada. Ainda que, umas partes cultivadas em pneus reciclados, de um projeto de anos anteriores, também sejam reutilizados e adaptados a esta hortinha, agora a ser construida..

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio / Educar para a Cidadania serão as áreas disciplinares que articularão com todas as outras.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

91

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Convidamos, uma vez por mês, um familiar dos alunos das cinco turmas a ajudar na limpeza da horta.
Aquando da colheita de produtos, convidamos as famílias a realizar uma receita saudável, que inclua esse bem alimentar e tire fotografias ao produto final.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Ainda não se aplica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

7. Como é feita a preparação do solo?

Terra dos campos da comunidade.
Cinza do queima-tudo, borras do café, restos de frutas/alimentos...

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangos, tomates, ervas aromáticas, ervilhas, favas, alface, beringela, curgete, abóbora, cebola, couve, pepino...entre outras

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não se aplica.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Bidões com água da chuva e rega de mangueira/regador da água de torneira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se aplica.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não se aplica.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Não se aplica.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Espantalhos (material reciclado), regadores (embalagens de plástico reutilizadas- liquido da roupa/detergentes)...

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ebde.medelo?locale=pt_PT