Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Fernando Pessoa (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

8 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foi uma encarregada de educação que ofereceu à sala de pré escolar as 2 hortas verticais, terra e sementes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De 2 em 2 dias vamos tratar da horta. As crianças trazem os pequenos regadores, enchem e regam, á vez.

7. Como é feita a preparação do solo?

Este ano arrancámos as ervas e com os ancinhos, mexemos a terra e adicionámos adubo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Comem as crianças e levam para casa.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Regamos de 2 em 2 dias, quando não chove.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, quando necessita.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Havia muitos caracóis a comerem as alfaces, colocámos borras de café e cascas de laranja.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

“Com as mãos na terra” - Projeto do DEPE

Na Primavera demos início à atividade do PAA do DEPE --“Com as mãos na terra” A alimentação saudável, ligada a atividades hortícolas, semeando rabanetes, ervilhas, alfaces, tomates e cenouras na nossa horta.
O grupo de jardim de infância criou a sua horta ––“A horta do amor” Todos os dias regamos, tratamos e falamos com os nossos legumes e é vê los crescer!

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:


Já colhemos rabanetes, ervilhas e alfaces. agora esperamos que cresçam os tomates cherrys e as cenouras.
Tem sido uma experiência fantástica com muitas aprendizagens.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As nossas ervilhas e o nosso arroz de ervilhas… Delicioso…feito na nossa sala.
As crianças apanharam as ervilhas, descascaram e comenos o arroz no nosso almoço.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Agora esperamos que cresçam os tomates cherrys e as cenouras.
Tem sido uma experiência fantástica com muitas aprendizagens.

15.1. Link para a página da horta: