Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca (Salvaterra de Magos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

11

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania/ Estudo do Meio/ Português/ Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

230

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foi solicitada a ajuda das família no contributo para o envio de terra e sementes e/ou plantas para transplantar, bem como de recipientes adequados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos da horta servirão para realizar os mercadinhos de escola, sobretudo, com o objetivo de promover o consumo de legumes e frutas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Com o plástico esticado e o espaço preparado, organizaram-se pequenos talhões, divididos pelas diferentes turmas/ grupos e deu-se início à plantação das várias sementes/ plantas que foram chegando às turmas/ grupos. Também cada grupo foi responsável pela rega e cuidados com as plantas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa fase inicial, foi solicitada a participação de um assistente operacional para proceder ao arranjo do espaço. Assim, e sendo este um espaço onde a terra não é boa porque tem bastante "gramilhão", este optou por tapar com plástico a zona que viria a ser o espaço da horta. Eliminaram-se as ervas através de sal.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Sobretudo, alfaces, cebolas, abóboras, morangos, tomate, salsa, coentros, pimentos, couves.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Entre os 5Kg e os 10 Kgs, aproximadamente.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos conseguidos deste espaço servirão para a realização de mercadinhos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através de mangueira e de regadores, supervisionado pelo assistente e/ ou professor.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O "gramilhão" foi combatido com sal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Mercadinhos - até ao momento realizou-se um.
Em junho realizar-se-á novo mercadinho.
O envolvimento de toda a escola, com a colaboração das famílias.
Sendo esta uma atividade que se repete de anos anteriores, a avaliação que se faz da mesma é positiva, uma vez que os pais cedem frutas e legumes para a distribuição pelos alunos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Em vários momentos foi possível ver no espaço da horta algumas aulas ao ar livre, sobretudo, para transmitir conhecimento aos alunos acerca dos vários produtos ali plantados.
Não existem muitos registos fotográficos destes momentos, uma vez que ninguém fotografou a sua própria aula.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Consideramos que a horta realçou os seguintes aspetos:
. Despertou e estimulou a consciência ambiental (educação ambiental);
. Contribuiu para a promoção da saúde e para a mudança de hábitos alimentares mais saudáveis (educação alimentar);
. Valorizou o trabalho coletivo e a responsabilidade social dos agentes envolvidos (socialização).

15.1. Link para a página da horta: