Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Secundária de Oliveira do Bairro (Oliveira do Bairro)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano letivo é o terceiro ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

70 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Autonomia Social e Pessoal e/ou alunos eco-delegados de várias áreas curriculares

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Partilha de plantas e/ou sementes para plantação, solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Partilha de plantas /sementes com as famílias e comunidade educativa;
- Partilha de produtos da horta com comunidade educativa;
- Incentivo para a produção caseira e/ou constituição de hortas com a participação dos alunos.
- Incentivo à criação de hábitos de compostagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita de acordo com o horário dos alunos, principalmente com medidas adicionais. Esta manutenção funciona como pedagogia de projeto, com a aplicação das aprendizagens essenciais das diferentes disciplinas.

7. Como é feita a preparação do solo?

As tarefas a executar são realizadas pelos intervenientes acima referidos.
A limpeza é feita de forma manual com utilização de ferramentas agrícolas, aproveitando-se os resíduos para a compostagem.
A fertilização é feita com o composto resultante da compostagem e esporadicamente com fertilizante orgânico adquirido. Por vezes pulveriza-se a horta com um fertilizante líquido feito à base de algas marinhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita em dois compostores, um construído pelos alunos à base de paletes de madeira e outro fornecido pelo município. Neste são colocados os restos recolhidos no refeitório, bar e contentor bio. Naquele são colocados os resíduos da horta e da manutenção dos espaços da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas: cenouras, alface, bróculos, diversas couves, favas, morangos, cebolas, chicória, fisális, amendoins, pimento, tomate e curgete, batata yacon.
Aromáticas: salsa, coentros, erva do caril; sálvia; alfazema; rosmaninho, orégãos, tomilho, erva de Knorr, hortelã pimenta e chocolate, erva príncipe.
Árvores: macieira, pereira, ameixoeira, pessegueiro e nectarina, abacateiro, feijoa e araçá.
Plantas ornamentais: suculentas, narcisos, diversas flores, tais como o girassol e cravos túnicos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 50/60 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns dos produtos são utilizados na cozinha pedagógica ( dinamizada pelos cursos profissionais de cozinha e pastelaria).
Partilha com as famílias e com a comunidade escolar, expondo na banca construída pelos alunos para o efeito.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a água municipal.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, quase diária. Sempre que se observa uma praga tenta-se resolver manualmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As lagartas das couves e as moscas da fruta (morangueiros).

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A Feira na escola é inserida na comemoração do Dia do Agrupamento com a participação da comunidade educativa, cerca de 1000 participantes. Os alunos participam na banca de exposição dos produtos, esclarecendo a comunidade sobre a produção biológica.
No dia da ESOB recebem-se os alunos do terceiro ciclo e dinamiza-se uma visita guiada à horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

São confecionadas iguarias gastronómicas com produtos da horta, nomeadamente vegetais e aromáticas, na cozinha pedagógica. São servidas as refeições confecionadas no almoço pedagógico. Esta atividade acontece mensalmente.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As aulas de Autonomia Pessoal e Social (APS) são maioritariamente realizadas na horta biológica, desenvolvendo-se áreas de Português, Ciências e Matemática. Alguns professores aproveitam a construção geométrica da horta para desenvolverem atividades/projetos das suas disciplinas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Existem hotéis para insetos, armadilhas para vespas asiáticas, ninhos e bancos para usufruir do espaço natural envolvente, construção do Espantalho e de um lago cujo repuxo funcionará com energia solar.
Iniciou-se um projeto de monitorização dos gases resultantes da compostagem, tendo-se construído um dispositivo de recolha de gases.

15.1. Link para a página da horta:

https://aeob.edu.pt/index.php/projetos-clubes/gabinete-apoio-ao-aluno-2