Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Aquilino Ribeiro (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2

2. Área aproximada da horta (m²):

5 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

272

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Reconhecer o funcionamento do trabalho agrícola, identificar as várias etapas implícitas, reconhecer produtos agrícolas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente e, rotativamente, as turmas realizaram as diversas tarefas inerentes ao trabalho da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

Cavou-se a terra, limpou-se, ancinhou-se e estrumou-se com o humús resultante da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

1 camada de folhas/hastes de plantas/corcódoa (camada castanha), restos de comida, camada verde...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata, feijão, courgette, cenoura, pepino, tomate, alface, ervilha, favas, repolho, couve flor, brócolos, rúcula, morangos, ervas aromáticas...
àrea de plantas decorativas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Confeção de sopa e salada.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a água da chuva recolhida através do depósito.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente. As pragas são combatidas com borras de café e cinza.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracol, formigas, lagarta verde...

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Iniciou-se o trabalho com a preparação da terra para a sementeira. Cavou-se a terra e, com a ajuda dos alunos, foi remexida com pequenas ferramentas, alertando-se as crianças para a necessidade da limpeza e arejamento do solo antes da plantação. Seguidamente, estrumou-se a terra com o estrume resultante da compostagem. Os alunos participaram ativa e entusiasticamente na atividade, tendo sido preciosa a sua ajuda, nomeadamente na remoção das ervas. Esta atividade foi realizada numa só aula.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Numa segunda fase (atividade), envolveram-se os alunos de todas as turmas na sementeira e plantação. Num recipiente destinado para o efeito, dividido em quadradinhos pequenos, e cheio de terra, os alunos, alternadamente, colocaram uma semente de courgette/cenoura em cada quadrado e foi-lhes explicada a finalidade.
Seguidamente, depois da germinação das mesmas, e explicada aos alunos esta fase, foram plantadas na horta.
Também se procedeu a diferentes plantações, nomeadamente couve-flor, brócolos, repolho, entre outros. Foram feitos regos e os alunos, alternadamente, plantaram os diferentes produtos hortícolas.
Todas as 12 turmas, 9 turmas do 1º ciclo e 3 turmas do pré-escolar, foram envolvidas, sendo as tarefas distribuídas por grau de dificuldade, atendendo à sua faixa etária.
Os alunos foram alertados para a existência de elementos fundamentais para o crescimento e sobrevivência das "plantas" enquanto seres vivos, e revelaram grande preocupação na remoção das ervas daninhas e outras que vão crescendo, bem como na proteção de plantas mais frágeis e na rega, revelando grande envolvimento, nomeadamente nesta última, tornando-a praticamente diária e com recurso a alguma da água do reservatório da água da chuva.
Todas as semanas, as turmas, rotativamente, procedem à manutenção da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=102160136116441&set=a.102160149449773&__tn__=%3C