Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica 2,3 D. Dinis (Loulé)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Esta Horta iniciou-se em 2021-2022

2. Área aproximada da horta (m²):

70 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Oferta de sementes e os alunos levam as colheitas para apreciar em família.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Motivar para uma alimentação saudável e sustentável; palco para aulas ao ar livre em temáticas diversas de CN (relações bióticas, fatores abióticos, o solo); clube da Horta, ao qual aderiram mais alunos ao longo do ano; os funcionários acabaram por colaborar na rega e usufruíram de alguns produtos hortícolas, alguns produtos reverteram para a cantina da escola, para integrar as refeições dos alunos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma equipa permanente ao longo do ano, articulada com o Centro de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão, que integra alunos com Aprendizagens Substitutivas, e o Clube da Horta, com funcionamento semanal à 4ª feira à tarde. Os professores da equipa revezam-se nas regas necessárias entre as atividades com os alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Manualmente, com recurso a ferramentas tradicionais e utilizando composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos da escola e trazidos de casa por alunos e professores, bem como ervas infestantes sem semente/flor

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

ervas aromáticas (coentros) e couves, cebolas e alfaces, tomate e salsa, cebolas e cenouras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

8 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo pelos alunos envolidos e familías, consumo na cantina da escola, consumo pelos professores e funcionários envolvidos, consumo por outros elementos da comunidade escolar, de acordo com as preferências relativamente aos produtos colhidos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita manualmente, pois o sistema de rega gota a gota está com fugas e necessita de manutenção. A rega é feita de manhã cedo ou ao final da tarde, com regadores e baldes.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim durante as atividades de manutenção com os alunos, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Sim, mas recorrendo a borras de café para prevenir rastejantes e retirando manualmente as pragas. No caso dos fungos, as plantas infetadas são arrancadas manualmente, também.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram realizadas semanalmente Aprendizagens Substitutivas com um grupo de 8 alunos, que realizaram a preparação do solo, a sementeira, a rega, a monda, o mulching, a colheita, a compostagem, aprendendo a cuidar da planta em todas as etapas do seu ciclo de vida. No Clube da Horta participaram assiduamente 4 a 5 alunos, que realizaram sensivelmente as mesmas atividades, complementando os vários espaços da Horta. Os alunos e professores tiveram oportunidade de provar as colheitas, o que no caso dos alunos os deixa bastante felizes, especialmente quando há morangos e cenouras, que acabam por ser os preferidos. Cria-se um espaço privilegiado para o estabelecimento de boas relações de amizade e confiança, promovendo a inclusão e a autoconfiança, a autonomia, o domínio do corpo e a alimentação saudável. As turmas visitam a Horta pontualmente para trabalhar alguns conteúdos, nomeadamente em CN no 5º e no 8º ano. A Horta acaba por atrair a atenção da comunidade escolar, que gosta de espreitar o que está a crescer por ali, aprendendo a reconhecer as plantas de onde provêm os produtos horticolas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Alunos do Clube da Horta a preparar o solo para o cultivo e alunos em CTEMAC a retirar as borras de café de cápsulas para utilizar como repelente de pragas. As cápsulas de metal foram reutilizadas em decorações de Natal e para fazer as bases dos cravos do 25 de Abril.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Construção de cravos para decorar a escola no 25 de abril, reutilizando as cápsulas de café de alumínio vazias e alunos a recolher caruma que é usada para forrar os caminhos entre os canteiros da horta, cobrir o solo das culturas para evitar a desidratação e as infestantes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As aromáticas foram usadas pelo CEF de Restaurante/bar e sao usadas para chás pela comunidade escolar.

15.1. Link para a página da horta: