Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB de Ferragudo, Lagoa (Lagoa (Algarve))

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

130

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Matemática, estudo do meio, português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

235

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias ajudaram, no início do ano letivo, na requalificação da horta, trazendo instrumentos e maquinaria para revolver a terra e retirar as ervas daninhas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Inserida no ambiente escolar, a horta funciona como um laboratório vivo propício à aprendizagem e encara-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de atividades para a promoção, inserção e articulação de distintas áreas do conhecimento.
A utilização da horta é como um laboratório vivo para observação, experimentação, pesquisa e discussão sobre processos naturais, fomentando o espírito de cooperação, trabalho em equipa e sentido de responsabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e repartição de tarefas são organizadas por turma, em que cada docente promove uma atividade de cultivo de uma espécie à escolha da turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com a ajuda dos encarregados de educação no início do ano escolar. Estes trazem todo o equipamento necessário para limpeza e preparação do solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, couves, cenouras, favas, batatas, courgetes, pepinos, alhos, beterrabas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos apanhados servirão para a confeção de sopas e saladas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nos períodos de chuva, é recolhida a água em bidões. Essa água será aproveitada em alturas de necessidade de rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: