Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Escolar de Santo André (Vila Nova de Poiares)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio (1º CEB) e Conhecimento do Mundo (EPE)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

76

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaborando com o envio de sementes e plantas.
Apresentam sugestões e transmitem conhecimentos da forma de cultivo e manutenção da horta.
Pontualmente visitam a horta para ver a evolução das culturas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Melhorar conhecimentos relativamente ao que é a agricultura biológica e e o que são produtos biológicos.
Reconhecer a horta biológica como uma forma autónoma de obter alimentos saudáveis, livres de pesticidas e fertilizantes químicos.
As crianças poderem degustar os os produtos da nossa horta Bio em saladas e sopas na cantina.
Realização de aprendizagens por parte dos alunos e mesmo das famílias relativamente ao processo de cultivo das várias espécies.
Compreender que todos podemos contribuir para a redução do impacto ambiental, promovendo práticas sustentáveis de cultivo e da preservação da biodiversidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São organizados grupos e atribuídas tarefas: levar resíduos orgânicos das frutas do lanche/ervas daninhas/folhagens à compostagem; semear/plantar; regar; arrancar ervas daninhas; verificar/controlar pragas; colheita; entrega na cozinha...

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é realizada pelas assistentes operacionais com a remoção da vegetação indesejada e a junção de composto orgânico para fertilização da terra. Quando a preparação é mais exigente, por vezes, recorre-se aos funcionários da autarquia.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos orgânicos da cantina e cascas/restos de fruta dos lanches, folhagens e ervas do jardim/horta, colocados em contentor de compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas; couves; alfaces; cenouras; feijão; ervilhas; favas; cebolas; beterrabas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Produtos já colhidos:
* batatas - 2kg;
* ervilhas - 500g;
* favas- 1kg;
* cenouras - 1 Kg;
* alfaces -1,5Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O s produtos são entregues na cantina da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água é recolhida de alguns telhados em contentores, para posteriormente fazer a rega (água da chuva).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O grupo dos alunos, responsáveis por esta tarefa, uma vez por semana vai verificar a horta (retiram as ervas daninhas e verificam as pragas)

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Foi colocado cinza e cascas de ovo partidas para afastar as lagartas e os caracóis.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ao longo de todo o ano, uma vezes por semana foram recolhidos resíduos orgânicos (folhas secas, relva, assim como cascas das frutas e dos legumes) para a realização da compostagem.
As crianças de todas as turmas foram envolvidas, tomando consciência da sua ação como uma forma de reaproveitar e valorizar estes resíduos biodegradáveis, em detrimento destes terem como fim o aterro.
Verificaram, ao longo do tempo, que estes se transformam num composto muito útil para fertilização dos solos e consequente crescimento das plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Durante o segundo e terceiro período, todos os alunos das diferentes turmas tiveram a oportunidade de participar na planificação e realização do trabalho pratico de manutenção da horta bio.
As diferentes atividades de preparação da terra, de sementeira, plantação, rega, cuidados com a contenção de pragas, entre outras, permitiram estimular nas crianças a curiosidade, levando-os a observar, explorar (ver, tocar, sentir, cheirar) e a interrogar-se.
As aprendizagens foram efetivas, com a partilha de conhecimentos e de experiencias, alargando-se sempre que possível às famílias e restante comunidade, sempre bons parceiros em sugestões e dádivas (calendário das sementeiras, sementes, plantas, utensílios).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Todas as crianças tiveram a oportunidade de degustar os produtos da nossa horta quer na sopa, quer na salada servida na cantina.
Através da nossa horta bio a escola procura promover o consumo de produtos hortícolas e capacitar os alunos para fazerem boas escolhas, ao mesmo tempo que incentiva a produção de alimentos saudáveis.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: