Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Secundária com 3.º ciclo D. Dinis (Coimbra)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Como o mês de fevereiro foi muito chuvoso e o terreno estava encharcado, apenas se pode iniciar a construção dos canteiros no final fevereiro. O trabalho de preparação do terreno, delimitação dos canteiros foi feito por alunos do 7º e do 9º ano.
Devido às fortes chuvadas foi já em março que com a ajuda dos professores, os alunos do 7º, do 9ºano e do Centro de Apoio à aprendizagem plantaram várias espécies: salsa, alface, tomateiros, beterraba vermelha, morangueiros, curgetes, pimentos, abóbora.
No dia Mundial da Árvore, plantou-se mais uma ameixieira.
Durante o segundo e terceiro período, os alunos e professores foram fazendo a manutenção da horta: limpeza de ervas daninhas, rega e colheita.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os diversos trabalhos na horta permitiram o convívio ao ar livre durante a preparação do terreno durante a manutenção, bem como a rega da horta e a colheita de produtos.
A horta permitiu aos alunos desenvolver competências ao nível da educação ambiental, das relações interpessoais e da motricidade.
Os alunos puderam observar e acompanhar o desenvolvimento das várias espécies de plantas, das e o seu crescimento.
Alguns alunos adquiriram algumas competências na área da agricultura e da proteção do ambiente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização foi feita com o adubo natural, proveniente da compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: