Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB de Fareja (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10

2. Área aproximada da horta (m²):

48

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

36

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam através da doação de plantas e sementes, na preparação da terra e também ajudam com algumas instruções sobre a melhor forma e a época de plantação e sementeira dos produtos agrícolas. Constituem-se como famílias cooperantes sempre que solicitado.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência da horta na escola permite:
- conhecer e praticar a agricultura biológica;
- contactar diretamente e valorizar os produtos hortícolas (através do consumo dos produtos da horta);
- acompanhar as fases de crescimento das diferentes culturas;
- aumentar a literacia associada à biodiversidade; (pesquisas dos nomes dos legumes, ervas aromáticas, árvores de fruto,...)
- fomentar uma alimentação saudável e sustentável;
- rentabilizar o espaço exterior
- promover nos alunos comportamentos de preservação dos espaços exteriores (são os próprios a evitar pisar a horta para não a deteriorarem)
- articulação entre a escola e a comunidade (partilha de técnicas, ideias, sementes e plantas)

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada pelas três turmas da escola, acompanhadas pelos respetivos professores e também pelas assistentes operacionais quando é efetuada ao fim do dia, fora das horas letivas,nomeadamente a rega nos dias de maior calor.
São os alunos que regam, tiram as ervas e vigiam o crescimento das plantas com a supervisão dos professores e assistentes operacionais. Há a avó de uma aluna que, quinzenalmente, vem à escola aconselhar processos de melhoria e dar alguns ensinamentos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo inicia-se pela limpeza que é realizada manualmente pelos alunos e adultos da escola. Para a fertilização do solo é utilizado o composto do nosso compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as cascas da fruta que os alunos comem na escola, com as sobras das refeições, com as ervas retiradas da horta e do jardim, folhas das árvores, e tudo o que provém da manutenção da horta. Estes biorresíduos são colocados no compostor artesanal instalado na escola, no ano letivo anterior, pela Junta de Freguesia.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alhos e cebolas.
Favas e tronchudas.
Tomate cherry e pimentos.
Alface frisada e alface roxa.
Beterraba e batata.
Chuchu e pepino.
Feijão e couve.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Couve portuguesa - 5 kg
Nabiça-couve - 3kg
Limões - 12 kg
Ervilhas de quebrar - 3 kg
Favas - 3 kg
Alface - 5 kg
Alhos alguns molhos
Hortelã alguns molhos
Alecrim alguns molhos
Salsa alguns molhos
Cidreira alguns molhos
Alguns morangos que foram distribuídos pelos alunos
Ainda temos mais espécies de legumes em crescimento para posterior colheita.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alguns dos produtos da horta são consumidos na escola para confeção de saladas e realização diária de chás. As frutas são consumidas pelas crianças e adultos.
Como na escola não há confeção de alimentos, os outros produtos, são vendidos nas feiras de outono e de primavera a toda a comunidade educativa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta e dos vários pneus com plantas aromáticas, bem como dos morangueiros, é feita, quando possível, através do aproveitamento da água da chuva em alguns recipientes.
Quando não há água recolhida da chuva é utilizada a água da companhia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita quinzenalmente, pelos alunos com o auxílio de uma avó agricultora.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

A maior praga que, este ano letivo, atacou a nossa horta foram os caracóis. A sua existência foi combatida através da colocação de cascas de ovo, borras de café e cinza na terra, de forma alternada.
Para evitar o ataque de pássaros, nomeadamente dos pardais, foram colocados na horta dois espantalhos o "Farejo" e o "Farejão".
Este ano letivo ainda é pretendido, pintar uma parte do tronco das árvores de fruto com cal, de forma a evitar a subida de pragas rastejantes.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este ano letivo realizaram-se a Feira de outono e a Feira da primavera, tendo-se constatado que são uma mais valia na aproximação da comunidade à escola.
Nestas feiras, abertas à comunidade, estiveram envolvidos: os Encarregados de educação através das suas doações e compras, os representantes da junta de freguesia ao nível da logística e também nas compras; os alunos, professores e assistentes operacionais na montagem e organização da feira e os membros da direção que nos brindaram com a sua presença.
Os alunos vivem estas atividades com muito entusiasmo e gostam de fazer o papel de vendedores, e de pequenos produtores de alguns legumes e frutos biológicos que colhem na nossa horta. Trabalham-se competências esseciais de uma forma lúdica.
Toda a comunidade aprecia estas iniciativas e esforça-se por colaborar e estar presente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula de Estudo do Meio: após a realização da esperiência da germinação do feijão, plantou-se na horta o feijoeiro gerado na experência e analisaram-se na horta, os fatores do ambiente que condicionam a vida das plantas: luz, água, solo e temperatura, bem como as partes comestíveis nas diferentes plantas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Confeção de salada de alface colhida na horta.
Os alunos colhem alguns pés de alface para fazer uma salada que foi complementar a refeição do dia.Até ao momento, já se confecionaram duas saladas, mas no mês de junho, tal como consta do plano de acompanhamento, pretende-se confecionar uma salada por semana.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem sido um bom veículo de conhecimento para os alunos, principalmente no que diz respeito a conhecer alguns produtos hortícolas e perceber como são plantados e semeados, compreender e acompanhar o seu crescimento e aprender a sua importância para uma alimentação saudável e equilibrada. É também muito importante verificar o crescimento das plantas sem a utilização de fertilizantes químicos, que são prejudiciais para a saúde e para o ambiente, e compreender que é possível fazer o nosso fertilizante com a utilização do resultado da compostagem de restos da nossa alimentação.
Através da horta, os alunos também desenvolvem o conhecimento de espécies e necessidades de cada uma das plantas existentes na horta e no jardim da escola, bem como uma melhor compreensão do que são espécies invasoras e pragas. As pesquisas efetuadas neste âmbito têm contribuido para uma maior literacia digital dos alunos.
As várias atividades realizadas em prol da horta revestem-se de significado para os alunos que, de uma forma palpável, melhor compreendem e valorizam o meio rural em que estão inseridos e o conhecimento de algumas pessoas que os rodeiam.
Não menos importante é o facto dos alunos também aprenderem a respeitar a natureza e a conhecer quais as espécies de plantas que mais se adaptam ao nosso clima e à época do ano.
De destacar, o visível acréscimo no consumo de legumes e frutas pelos alunos quer nas refeições, quer nos lanches, por associação ao facto de estarem a consumir o que produziram.

15.1. Link para a página da horta: