Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB da Avenida Heróis do Ultramar (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio/Matemática/Português/Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

89

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente, na dinamização de dias comemorativos ou quando existem atividades integradas no PAA ou nos Planos de Turma.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um local onde os alunos dinamizam diversas atividades, quer na horta, bem como na sala de aula. Produção de trabalhos alusivos à plantação de plantas, criação e partilha de receitas, a distribuição de plantas pelos alunos/famílias.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelas 4 turmas, com a colaboração e orientação de professores que pertencem à AEC Ação Verde, do Núcleo Museológico dos Moinhos do Alto de S. Bento/CME.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é sempre realizada previamente antes da plantação ser efetuada e ao longo do ano letivo é feita, semanalmente, de modo a monitorizar o crescimento e desenvolvimento saudável das plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os 2 compostores que existem na escola.

Colocamos as cascas das frutas que os alunos trazem nos seus lanches e as que sobram do refeitório escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas e ervas aromáticas (alecrim, salva, coentros, salsa, poejos, hortelã, ...)
Favas
Batatas
Morangos
Nabos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade produzida é diminuta e não é muito significativa, pois pretende-se produzir mais diversidade de plantas do que quantidade.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para os alunos, famílias e refeitório escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada de acordo com as necessidades das plantas, adequando às condições climatéricas, privilegiando as manhãs.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Dinamização de várias atividades que promovem a educação inclusiva direcionada para crianças com necessidades educativas especiais.

15.1. Link para a página da horta: