Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI Pinhal do General (Sesimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

3m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

17

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

400

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Observação do crescimento das plantas, dos animais da horta, das fases de desenvolvimento das plantas...

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Rotativamente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Rotativamente e utilizando produtos naturais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas, couves, feijões e tomates.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Pouca.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio pelos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Na rotatividade, quando nos apercebemos que há, intervimos com recurso a produtos naturais.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Plantação

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Rega

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Limpeza

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Responsabilidade e conhecimento sobre determinadas culturas, saber de onde vêm os produtos que comem porque a maioria dos alunos não sabe de onde vêm os alimentos que consomem.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/eb1jipinhalgeneral/posts/pfbid02M9GTpkT8JntphopuLZwFVXMzrFoE5LDEvZmpBR2Hochdx8Sks2s6Vck6mCU83n5il?locale=pt_PT