Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Professor Mendes Ferrão (Arganil)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

49

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Visual; Ciências Naturais; Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Existe um grupo de alunos que adora ir para a horta, na maioria dos intervalos passa-os a trabalhar na hortinha e tem prazer em fazer todos os afazeres relacionados com esta actividade. Os alimentos e ervas aromáticas produzidos são vendidos à comunidade escolar, com o dinheiro ganho utilizam como moeda de troca em elementos necessários na horta ( como por exemplo: novas plantinhas para renovar a horta, alfaias...entre outros)

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os 5 alunos mais ativos e os responsáveis pela horta, mais uma funcionária (do projeto ECOESCOLAS) e eu como coordenadora do projeto fazemos o levantamento das necessidades e nos tempos livres/disponíveis desenvolver as atividades de manutenção da horta. também nas aulas de EV os alunos contribuem, sempre que possível para o embelezamento do espaço, como foi o exemplo da pintura/decoração de elementos circundantes e na construção de um hotel de insetos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos responsáveis fazem a limpeza de erva daninhas manualmente e com os instrumentos agricultas (enxadas, ancinhos... ) com a supervisão da funcionária responsável, a coordenadora da Eco escola e da diretora de turma. A fertilização é feita com a compostagem existente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas, as ervas daninhas arrancadas, aparas de relva, restos de vegetais crus e casca de frutas, borras de café e resíduos de cortes e podas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Árvores de fruto, alfaces, alhos, cebolas, couves, favas, tomates, pimentos e ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São vendidos à comunidade escolar para compra de novas culturas ou elementos necessários á horta.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Manualmente sempre que aparecem, como por exemplo as lesmas e caracóis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A plantação de árvores de fruto na comemoração do Dia mundial da árvore. As turmas do 8 ano comemoraram o dia 21 de março, com a plantação de 2 árvores de fruto (pessegueiro e ameixieira).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: