Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Colégio Helen Keller (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

7 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Sala aventura (ciências e estudo do meio)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Trazem sementes e material necessário à dinâmica da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

-Promove a autonomia e responsabilidade, o gosto pelo cuidado pela natureza e inclusão.
A horta é dinamizada pelos alunos do centro de apoio à aprendizagem em parceria com colegas de diferentes turmas do ensino regular.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É feita pelo menos duas vezes por semana.
Os alunos regam, retiram ervas daninhas, se necessário, e observam o crescimento das plantas. São feitas sementeiras para posterior plantação.

7. Como é feita a preparação do solo?

Mobilização com o objetivo de descompactar solo, promovendo a permeabilidade e o arejamento do mesmo. Esta mobilização foi feita com uma pequena enxada.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Colocamos dentro da caixa de compostagem: terra, folhas, restos de limpeza do terreno e cascas de fruta recolhidas no refeitório da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortelã chocolate, Lúcia-lima, tomateiro, coentros, salsa, alface, pitangueira e alecrim.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Culinária das sessões do centro de apoio à aprendizagem.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Controlo semanal bissemanal (pelo menos) do local.
Nos períodos de chuva, só é regada se necessário. Nestas alturas aproveitamos a água da chuva em pequenos depósitos reutilizáveis (garrafões de água).
Nos períodos menos chuvosos, a rega é feita entre 3 a 5 vezes por semana (com o aproveitamento da água da chuva e a que for necessária).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Monitorização através de observação direta.
Utilização de plantas aromáticas para controlo de pragas, isentos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100064633665024