Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Colégio Helen Keller (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

5 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Sala aventura (ciências naturais e estudo do meio)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

7

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Trazem sementes e material necessário à dinâmica da horta. Quando solicitado pelos professores.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

-Promove a autonomia e responsabilidade, o gosto pelo cuidado pela natureza e a inclusão.
A horta é dinamizada pelos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) em parceria com colegas de diferentes turmas do ensino regular (do 1.º ao 3.º ciclo).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita pelo menos duas vezes por semana.
Os alunos regam, retiram ervas daninhas, se necessário, e observam o crescimento das plantas. São feitas sementeiras para posterior plantação.

7. Como é feita a preparação do solo?

Mobilização com o objetivo de descompactar solo, promovendo a permeabilidade e o arejamento do mesmo. Esta mobilização foi feita com uma pequena enxada. Correção com adubo (estrume de cavalo).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Colocamos dentro da caixa de compostagem: terra, folhas, restos de limpeza do terreno e cascas de fruta recolhidas no refeitório da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortelã chocolate, Lúcia-lima, tomateiro, coentros, salsa, alfaces, pitangueira, alecrim, abóbora.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Calculamos um peso de < 3kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Culinária das sessões do Centro de Apoio à Aprendizagem, oferta dos produtos na comunidade escolar e Feira na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Controlo semanal / bissemanal (pelo menos) do local.
Nos períodos de chuva, só é regada se necessário. Nestas alturas aproveitamos a água da chuva em pequenos depósitos reutilizáveis (garrafões de água).
Nos períodos menos chuvosos, a rega é feita entre 3 a 5 vezes por semana (com o aproveitamento da água da chuva e a que for necessária).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Monitorização através de observação direta.
Utilização de plantas aromáticas para controlo de pragas, insetos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

---

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

---

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeções de sopas e outros pratos:
número de vezes que se realizou durante o ano: 5 vezes
número de pessoas envolvidas: 10
tipo de participação dos alunos: Recolha das hortícolas, confeção dos pratos culinários ( aulas de culinária (quinzenais).
impacto na comunidade: Oferta de produtos hortícolas e confecionados ( ex chá de lúcia-lima ) a funcionários. Divulgação das tarefas dos alunos na comunidade escolar, promovendo a inclusão dos mesmos.
outros aspetos relevantes: Contribui para a responsabilidade, autonomia e autoestima dos alunos com necessidades de saúde especiais, uma vez que esta horta é dinamizada e da responsabilidade destes alunos. Insere-se no âmbito das sessões de culinária das aulas de Atividades da Vida Diária Instrumental.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta:
número de vezes que se realizou durante o ano: aproximadamente 15
número de pessoas envolvidas: 10
tipo de participação dos alunos: Conhecimento das plantas, constituição de uma planta, fatores necessários à germinação e ao desenvolvimento das plantas, o que é a compostagem e como se faz.
impacto na comunidade: Divulgação das tarefas dos alunos na comunidade escolar, promovendo a inclusão dos mesmos através da colaboração com os restantes alunos da escola.
outros aspetos relevantes: Contribui para a responsabilidade, autonomia e autoestima dos alunos com necessidades de saúde especiais. Contribui para as competências sociais e atividades da vida diária.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Feira na escola
número de vezes que se realizou durante o ano: aproximadamente 1
número de pessoas envolvidas: 10 e a restante comunidade escolar, incluindo as famílias.
tipo de participação dos alunos: recolha, acondicionamento e oferta / venda de produtos
impacto na comunidade: Contribui para as competências sociais dos alunos e atividades instrumentais da vida diária (ex: manuseamento de dinheiro)

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Este projeto contribui para a aquisição de competências essenciais dos alunos que frequentam o CAA. Promove o trabalho ao nível do português e matemática funcional, bem como, o conhecimento do mundo, nomeadamente da natureza (respeito pela natureza, o conhecimento dos seres vivos e a influência dos fatores abióticos nos seres vivos - a luz, o solo, a água e a temperatura, entre outros). Fomenta ainda o sentido de responsabilidade e a autonomia.
Nestas atividades estão sempre implícitas as atividades da vida diária e as competências sociais. Valoriza-se o facto de permitir a inclusão, uma vez que os alunos das turmas do ensino regular colaboram na manutenção da horta.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100064633665024