Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7

2. Área aproximada da horta (m²):

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Cidadania, Educação Visual, Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Este ano, três turmas – duas do 2º ano e uma do 8º ano – desenvolveram projetos na horta. As turmas do 2º ano realizaram sementeiras e plantações, além de prepararem sopas e saladas com as colheitas. A turma do 8º ano, nas aulas de Cidadania e de Educação Visual, participou no projeto “Natureza é Natural – Horta em Andamento”, construindo um espantalho, cercas para os canteiros, placas identificativas dos cultivares, além de cuidarem da manutenção da horta.
No âmbito do projeto "Português Língua Não Materna" para o Jardim de Infância, as crianças do Pré-Escolar visitaram a horta várias vezes para atividades de desenvolvimento vocabular e enriquecimento lexical, sendo também sensibilizadas para a preservação ambiental, ecologia e agricultura biológica.
O professor de inglês do 1º ciclo aproveitou o ambiente da horta para treinar o vocabulário em aulas ao ar livre.
Os finalistas organizaram uma feira de plantas com produtos da nossa horta para angariar fundos para a viagem de finalistas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As três turmas com projetos na horta realizaram a monitorização diária da horta, com a ajuda dos alunos do Núcleo Ambiental.Durante as interrupções letivas, o cuidado e a manutenção da horta foram assegurados pelos funcionários da secretaria, assistentes sociais e assistentes operacionais, cuja contribuição foi imprescindível.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início de cada sementeira (outono e primavera) realizamos as seguintes atividades:
. Limpeza dos canteiros, remoção de ervas espontâneas, pedras e restos das culturas anteriores.
. Arejamento do solo.
. Preparação das camas com camadas de cartão molhado, terra estéril, húmus de minhoca e palha.
Sempre que necessário ou possível, a horta é regada com chorume de urtigas ou do vermicompostor. Ocasionalmente, adicionamos farinha de cascas de ovo e cinza de lareira ao solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

No presente ano letivo apenas fizemos vermicompostagem, o compostor de pilha danificou-se com as chuvadas deste inverno rigoroso.
Na vermicompostagem foram utilizados restos de frutas, legumes e verduras, borras de café, sacos de chá, produzidos na cantina, na confeção das refeições da escola e trazidos pela comunidade educativa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na sementeira de outono:
. fava-couve
. alface-couve

Na sementeira de primavera:
. alface-tomate
. tomate- manjericão
. alho-francês-tomate
. alface-morango

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os cultivares foram utilizados para a confeção de sopas e saladas, servidas na cantina da escola.
Alguns cultivares foram distribuídos pelos alunos com projetos na área agronómica.
Os alunos finalistas venderam aromáticas e suculentas da horta na feira dos finalistas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Este ano foi colocado um bidão de 200 L, com torneira, para recolha da água da chuva e aproveitamento para a rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

O trabalho diário e semanal dos alunos envolvidos na horta, passa pela observação de toda a estrutura dos cultivares, principalmente folhas e caules dos cultivares.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As doenças mais frequentes são de origem fúngica que combatemos com o uso de infusão de cavalinha.
As pragas mais frequentes são os afídios, que combatemos com a pulverização de solução de sabão azul e branco e/ou infusão de alho e cebola.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Entre os dias 6 e 10 de maio, decorreu na nossa escola a tão esperada Semana da Agricultura. Durante essa semana, os alunos tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades relacionadas com o mundo agrícola. Foi uma semana repleta de descobertas, aprendizagens e muita diversão!

No dia 8 de maio, tivemos a honra de receber a visita da Quinta do Arrife, representada por António Rosa e Rui Eira. Eles trouxeram uma energia contagiante e organizaram várias atividades práticas e educativas. Entre as atividades, destacaram-se a construção de uma caixa de ninho e a criação de uma horta vertical dentro de uma sala de aula. Essas atividades não só estimularam a criatividade dos alunos, mas também ensinaram a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As turmas do 2º ano realizaram sementeiras e plantações, prepararam sopas e saladas com as suas colheitas. Também fizeram os presentes para o Dia da Mãe com plantas da horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

No âmbito do projeto "Português Língua Não Materna" para o Jardim de Infância, as crianças do Pré-Escolar visitaram a horta várias vezes para atividades de desenvolvimento vocabular e enriquecimento lexical, sendo também sensibilizadas para a preservação ambiental, ecologia e agricultura biológica.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://guardioesambiente.blogspot.com/2024/05/semana-da-agricultura-na-escola-uma.html