Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica do Castro (Trofa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

22

2. Área aproximada da horta (m²):

28,5

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e desenvolvimento e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

16

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A subida dos preços dos produtos hortícolas fez com que muitas famílias sentissem a necessidade de escolher os produtos mais próximos das suas casas. Alunos e auxiliares de educação levaram para casa vários produtos produzidos, a saber, alface, couve coração, salsa, coentros, beterraba, espinafres entre outros.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção foi semanalmente assegurada por um professor e um funcionário. Os trabalhos que não exijam muita força física a saber, plantação, sementeiras, monitorização das plantações/sementeiras retirada de ervas daninhas, rega, controlo de pragas, então foram escalonados alunos, uma vez que, o espaço não permite um grande volume de pessoas para estas tarefas específicas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os grupos de trabalho com recurso à enxada, sacho, pás de jardinagem, limparam o mobilizaram o solo, ao qual foi adicionado composto orgânico e areia, sendo este executado feito pelos auxiliares de ação educativa e professor. O composto resultante da compostagem, feito dentro do recinto escolar, foi usado para fertilizar o solo. à semelhança do ano passado também foi adicionado ao solo estrume de cavalo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os secos e castanhos (folhas das árvores) e os verdes (resultantes do corte da relva, resíduos verdes da estufa (folhas de alfaces, raízes, plantas velhas) são encaminhados para a compostagem. A precipitação, os seres detritívoros e os decompositores, e o arejamento periódico acabam por transforma os restos orgânicos em composto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Rúcula, alface, espinafres, beterraba, couve híbrida, penca da póvoa, couve coração, brócolos, coentros, salsa, meloa, melancia, tomates, pimentos, curgetes, pepino, rabanetes (janeiro-fevereiro).
Consociações instaladas: alface – espinafre; tomate - alface; pimentos -tomate; beterraba - alface;

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Contabilizando o peso total de espinafres, alface, couve coração, couve penca, couve híbrida, salsa, beterraba, rúcula, aproximadamente 10 quilos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram adquiridos pelos professores e alguns auxiliares de educação e outros doados a pessoas com mais dificuldades económicas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Para a rega foi utilizada água da chuva distribuída com auxílio de um regador, também se utilizou uma mangueira, mas sempre com pequeno caudal ou um regador para a rega ser mais localizada. Nos dias de maior calor a porta da estufa e uma das laterais encontram-se abertas para maior arejamento.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente através de observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pulgões (mês de maio). Foram combatidos com a aspersão de uma solução composta por vinagre, água e sabão azul. As plantas que estavam mais infestadas foram removidas para que não houvesse a propagação para plantas vizinhas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos monitorizaram a pragas e a crescimento das hortícolas e vegetais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Deixaram-se exemplares de salsa, coentros e alface para produzirem sementes para estas serem recolhidas para futuras sementeiras.

15.1. Link para a página da horta:

https://youtu.be/0eOP6bS0AfI