Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

200

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

FPS, CN, EF

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os encarregados de educação realizam, sempre que necessário, doações de sementes e instrumentos de trabalhos (ancinho, luvas, etc.). E, também, colaboram na compra dos produtos hortícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta biológica apresenta um impacto positivo e salutar na comunidade educativa na medida em que promove o envolvimento dos encarregados de educação, dos professores, dos funcionários e dos alunos que regularmente manifestam vontade e e empenho em ajudar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente, a horta biológica sofre a intervenção de turma tutora sob a orientação de um professor do projeto Eco escolas e de um funcionário. Pontualmente, algumas turmas do 1º e 2º ciclos são convidadas a participar na manutenção. Também, estabelecemos uma parceria com uns jardineiros da Direção Regional da Educação que, de acordo com a disponibilidade, deslocam-se ate à escola para prestar auxílio profissional.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano é feita a fertilização do solo com adubo granulado orgânico e com composto proveniente do compostor (restos de comida da cantina e café e chá do bar).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos da monda, poda e restos de comida oriundos da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Organização da parte superior do terreno em canteiros, para instalação de hortícolas diversas, tendo o cuidado de incluir no plano de rotação das culturas.
Alface, couve, brócolos, cenoura, aipo, beterraba, beringela, batata doce, abobreiras, ervas aromáticas, etc.
Na parte inferior da horta foram plantadas árvores de fruto com o objetivo de criar um pomar (anoneiras, bananeiras, limoeiros, laranjeiras, tangerineiras, pitangueiras, araçaleiro).
- Monda manual.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

100Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda à comunidade escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Plano de rega distribuído por alunos, professores e funcionário.
A água utilizada é da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. De 15 em 15 dias.
Epik para os citrinos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Venda dos produtos à comunidade educativa. Muitas vezes ao longo do ano.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Concurso: " Uma escola, um jardim".

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Desafio: " O espantalho da horta"

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: