Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa (Covilhã)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Sendo uma escola agrícola existe desde sempre.

2. Área aproximada da horta (m²):

940m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Produçã Agrícola, Produção Animal, Economia Agrícola e Mecanização Agrícola.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Quando visitam a escola e enviam algumas sementes e plantas pelos alunos. Também quando adquirem alguns legumes.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta faz parte das atividades realizadas na escola, principalmente nas disciplinas de mecanização agrícola e de produção agrícola, sendo um grande envolvimento de todos. Todos os legumes colhidos são utilizados na cantina da escola, vendidos a elementos da comunidade escolar e a quem do exterior nos procurar. Todos os desperdícios são dados como alimento a alguns animais da escola (porcos, aves).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Quando pode estar presente um funcionário na horta, as atividades estão asseguradas pelo próprio. Quando os alunos tem aulas práticas, são levados pelos professores para aí colaborarem.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita da seguinte maneira:
- Limpeza - todos os detritos vegetais que restam na horta, são colocados num compostor;
- Mobilização - esta é feita com trator com a alfaia de grade discos e com a motoenxada. Também com ferramentas manuais (enxadas, sachos e ancinhos);
- Fertilização - utiliza-se o estrume das vacas que a escola tem e também com o composto resultante do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Utilizamos todos os detritos vegetais resultantes da horta, desde, folhas de legumes e legumes muito maduros ou podres. Folhas das árvores e borras de café resultantes do bar da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alfaces, favas, ervilhas e alhos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Dependendo das culturas. Mas o que mais se produz e o que mais se consome neste momento são as alfaces.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Todos os legumes colhidos são utilizados na cantina da escola, vendidos a elementos da comunidade escolar e a quem do exterior nos procurar. Todos os desperdícios são dados como alimento a alguns animais da escola (porcos, aves).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na escola existem muitas nascentes, por isso conseguimos ter bastante água. Também temos um tanque para armazenamento de água das chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim é feita uma monitorização visual.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Apenas apareceram lagartas nas couves. Foram combatidas com água e sabão azul.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Vacas, porcos e galinhas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta:

Produção Agrícola, Produção Animal, Economia Agrícola e Mecanização Agrícola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Colocação de tutores nas ervilhas, sachas e mondas das culturas colocadas no 1.ºperíodo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Continuação de Mobilização com motoenxada em canteiros da horta, para preparar para futuras sementeiras e plantações.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://.www.facebook.com/.share/p/.FfSU4tiX67SFNKN/.