Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro de Convívio Idoso Ativo da Casa do Povo de Água de Pena (Machico)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

12 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Existem muitas atividades intergeracionais envolvendo os seniores que frequentam o Centro de Convívio e os familiares, principalmente os netos. Visitas à horta para sensibilizar "in loco" para a agricultura em modo biológico e compostagem. Cresceu o número de famílias que praticam este tipo de agricultura. Há ainda, a colaboração de pessoas da freguesia que beneficiam da Mercearia Social.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta tem cinco canteiros e cinco paletes a formar a horta vertical. Existem sete grupos e cada um dos grupos trata do seu espaço; quanto à repartição de tarefas, nas assembleia de grupo, cada pessoa escolhe com quem quer formar grupo. São constituídos sete grupos, entre as pessoas que frequentam o IdosoAtivo; estas definem papeis e cada uma assume e concretiza a sua tarefa. Há, ainda, a colaboração dos beneficiários da Mercearia Social da Casa do Povo que colaboram na limpeza e plantação da horta. Esta atividade, prestação de serviço proporciona a aquisição de créditos que se revertem em alimentos na mercearia.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e preparação do terreno é feita, principalmente, pelos beneficiários da Mercearia Social, cuja prestação reverte em créditos. Os quais são depois utilizados na aquisição de produtos na mercearia. A fertilização é feita com recurso à compostagem (vermi-compostagem e compostagem domèstica).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A vermi-compostagem através das minhocas com os restos dos produtos utilizados na confeção dos lanches e sopas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Elaboração de lanches e outras refeições.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Lanches saudáveis; Dia Eco Escolas e Eco Galardão.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: