Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Aguada de Cima (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

existe desde o final do 1º período

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Meninos de Centro de Apoio à Aprendizagem

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecendo algumas plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta serve para os alunos saberem a importância de realizar uma horta, as vantagens que podemos tirar daí. e como é importante saber aquilo que comemos. Também incute práticas de sustentabilidade. Desenvolve cuidados e beneficios para uma alimentação saudável , além de incutir o gosto pela agricultura. Como há um trabalho em equipa, isso torna-se muito proveitoso, pois os alunos interagem uns com os outros, tornando-os mais coperantes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os professores que estão mais tempo com os alunos, principalmente com os meninos do Centro de Apoio à Aprendizagem, fazem a manutenção consoante o horário disponivel.

7. Como é feita a preparação do solo?

- Optou-se por utilizar um espaço que estivesse mais exposto ao sol e num sitio visivel
Foram utilizadas paletes e terra própria Colocaram-se placas de identificação dos produtos plantados . É feita a monotorização diária , tal como rega e apanha de ervas daninhas, monda.. ,

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos da cantina da escola, relva e folhagem das árvores que a escola possui e borras de café do bar da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

cebola , alface, couve, salsa , pimento e tomate

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Oferecido ás famílias mais carenciadas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos regam por mão própria.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que há necessidade

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: