Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (Coimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²):

35

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial, Português, Inglês, Cozinha

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta é tratada diariamente por um funcionário ( rega, se necessário), semanalmente pela docente dinamizadora e, sensivelmente, mensalmente pelos alunos diretamente envolvidos. Trimestralmente, outros alunos, docentes e funcionários da escola são convidados a participar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Rega - docente responsável e funcionário da escola. Controlo de daninhas, sementeira/plantação e colheita - funcionário da escola, docente responsável e alunos. Disponibilização de produtos à comunidade escolar - - funcionário da escola, docente responsável e alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita por monda manual e/ou com recurso a instrumentos agrícolas de uso manual. Como fertilizantes são utilizadas borras de café e casca de ovo, bem como "verdes e castanhos" resultantes da limpeza após meses de deterioração.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces diversas, couves diversas, alho e alho francês, cebola, beterraba, curgete, rabanete, ervas aromáticas diversas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

+/- 20kg - vegetais
+/- 50 kg - frutas ( limão, laranja, ameixa vermelha e amarela, pêssego).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maioria dos produtos é disponibilizado aos diferentes elementos da comunidade, bem como utilizado pelos alunos na confeção de pratos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Instalou-se um pequeno depósito para recolha de água da chuvas, bem proveniente das caleiras. Essa água é, depois, utilizada para rega. A rega é, sempre que possível, feito com regador e só quando se esgota a água recolhida se recorre a água da rede através de rega por mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, O funcionário afeto à Horta Pedagógica verifica, regularmente, as espécies.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeções elaboradas na escola, por alunos e chefes, com recurso aos produtos da horta ao longo do ano face à disponibilidade de produtos. Promove um envolvimento de todos no projeto ( direta ou indiretamente), estimula a reflexão sobre a importância da cadeia curta e do produto sazonal na hotelaria e restauração, permite um maior conhecimento sobre espécies vegetais, as suas potencialidades na culinária e na saúde. Regista-se a importância desta articulação pois a maioria dos jovens desconhece estes conceitos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividades de embelezamento do espaço da horta, criação de zonas de lazer para a comunidade. Foram pintados muros e outras estruturas existentes recorrendo-se ao uso de cal e pigmento, permitindo aos alunos contactar com um elemento de construção tradicional, amigo do ambiente e promotor de saúde dadas as suas propriedades antifúngicas e purificadoras do ar. Foram recuperadas paletes ofertadas pelos fornecedores de matérias primas à escolas, criando-se bancos e mesas para espaço de lazer junto às árvores de fruto da horta. Foram disponibilizados jogos e livros angariados entre os elementos da comunidade para usufruto dos frequentadores deste espaço. A transformação do espaço possibilitou que fosse mais usufruído por todos, mormente pelos alunos que, estando bom tempo, fazem refeições e passam o seu tempo livre na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Almoço de inauguração da churrasqueira da Horta. A turma responsável pelo espaço elaborou, juntamente com a docente e o funcionário, uma churrasqueira no espaço da horta, recorrendo-se apenas a materiais já disponíveis na escola ( sobras de obras e equipamentos estragados), fomentando-se o espírito da reutilização e prolongamento de vida dos materiais. Na última aula de Cozinha, recorrendo-se a produtos da horta, elaborou-se um almoço no espaço, testando-se o equipamento elaborado, o qual juntou alunos, funcionários e docentes.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Embora o espaço de cultivo seja diminuto, o que não possibilita a produção em escala significativa, é um polo agregador de vontades, permitindo o desenvolvimento de tarefas que promovem a partilha, o bem-estar, a reflexão sobre temáticas ligadas à saúde, alimentação saudável, economia circular, meio ambiente e biodiversidade. Por outro lado, sendo um espaço disponibilizado e frequentado por todos os elementos da escola, estimula a camaradagem e a aproximação de todos.

15.1. Link para a página da horta: