Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Infantário do Bom Jesus de Ponta Delgada (São Vicente)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 12 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Horta pequena (até 50m²).

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Área de Conhecimento do Mundo.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A família participa algumas vezes ao longo do ano letivo, com a entrega de algumas plantas que sejam necessárias repor e com a plantação das mesmas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A existência da horta no Infantário é benéfica no sentido que envolve toda a comunidade escolar, incluindo as crianças e os encarregados de educação. As crianças são chamadas a contactar com a terra, observando as plantas a crescer e a aprender através da participação ativa, os procedimentos para cuidar das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelas crianças das duas salas do Infantário. Estão definidos dias específicos para o cuidado da horta: para a retirada de ervas daninhas e para a rega das plantas, que é realizada pelas próprias crianças, sob orientação dos adultos da sala.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza da terra é feita com pequenos utensílios como enxada pequena e ancinhos, tendo sempre a colaboração das crianças e dos encarregados de educação.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Salsa, marcela, orégãos, alecrim, hortelã, segurelha e bananeira.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta revertem para a cozinha da Instituição, onde são confecionadas as refeições para o Infantário.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Este ano letivo foi construído um reservatório de água que recolhe as águas da chuva e que é utilizada duas vezes por semana para realizar a rega das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sob o olhar atento dos adultos, verificamos que não existiram pragas nas colheitas, ao longo deste ano letivo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os produtos recolhidos são destinados à confeção de sopas, pratos e chás na cozinha da Instituição, que são servidos no Infantário e no Lar. Os produtos são recolhidos várias vezes durante o ano, sendo colhidos pelas crianças como demonstra a imagem. Esta atividade é importante, porque as crianças aprendem pela própria ação e os idosos apreciam as idas das crianças à cozinha da Instituição.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As idas à horta são verdadeiras aulas práticas onde as crianças aprendem o nome das plantas, sentido o seu cheiro, conseguem aprender e executar os cuidados a ter, desde a preparação da terra, ao semeio da planta, a retirada das ervas daninhas, a rega e a colheita das mesmas. Aprendem que as plantas necessitam de cuidados para sobreviver e crescer de forma saudável. Estas atividades acontecem pelo menos duas vezes por semana.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Dinamizamos ao longo do ano diversas atividades relacionadas com a horta, onde chamamos os encarregados de educação a participar: desde a entrega de plantas para fazer a plantação, como a sua própria plantação e cuidados na retirada de ervas daninhas e na rega. Estas atividades traduzem-se fundamentais no trabalho cooperativo entre a Escola e a Família.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: