Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2015 que são feitas sementeiras e plantações na escola, contudo o espaço e a periodicidade foi variando, e há um par de anos retomou-se esta prática de forma mais regular. A estufa foi recuperada, permitindo o desenvolvimento das atividades ao long

2. Área aproximada da horta (m²):

Horta com cerca de 25 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação especial: alunos das salas de apoio estruturado

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Cerca de 30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4 (para apoio aos alunos nas atividades)

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam sempre que solicitadas e também por iniciativa própria, contribuindo com a oferta de sementes e plantas para o desenvolvimento da atividade. Recebem em casa os produtos colhidos pelos alunos. Contamos também com a colaboração de algumas lojas que nos cedem vasos ou plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta traz a família à escola. A horta escolar e o trabalho desenvolvido na estufa é utilizado como uma abordagem alternativa para desenvolver habilidades sensoriais, cognitivas, comportamentais, emocionais e sociais. A horta é um espaço com oportunidades para tocar, cheirar e explorar as diferentes texturas, aromas das plantas e materiais. Todos os alunos, independentemente das suas capacidades e diferenças, têm a oportunidade de participar nas atividades propostas, explorando os múltiplos benefícios que esta prática oferece.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita pelos alunos das salas de ensino estruturado sempre com apoio e orientação dos professores e assistentes operacionais. São limpos os canteiros da estufa; na horta, arrancadas as plantas infestantes. Sachamos e regamos de acordo com as necessidades. As tarefas são feitas de forma rotativa, semanalmente os alunos alternam as tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

São retiradas as ervas e o solo arejado. É adicionado composto de estume de cavalo para enriquecer o solo. É usada a borra de café e casca de ovo de acordo com as necessidades de cada cultura. Colocamos palha em algumas culturas para melhorar a fertilidade do solo. (mulch)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com materiais secos e verdes provenientes da própria escola (galhos e folhas secas dos espaços exteriores, restos de fruta dos lanches, restos de plantas da horta e da estufa; borra de café do bar dos professores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Inicialmente as sementeiras crescem na estufa, aquando do transplante para a horta são colocadas de acordo com a plantas companheiras. Para delimitar a horta iniciamos a bordadura com plantas que repelem pragas e atraem insetos benéficos, neste momento temos alecrim, arruda e loureiro. Colocamos tagetes, cravos túnicos, e erva cidreira junto aos tomateiros. Existe um espaço adjacente com aromáticas: aipo, salsa, coentros, orégãos e hortelã.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são colocados em saquinhos e o aluno leva para casa para a família consumir. Ocasionalmente usamos alguns produtos na atividade de culinária.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Na estufa a rega é feita com borrifador ou regador. Na horta é usado regador e a mangueira que vem da estufa. Colocamos palha para reter a água no solo e proteger as plantas do calor.(mulch)

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita pela observação das plantas. Arrancamos as partes doentes, separamos as culturas. A bordadura tem plantas que repelem pragas e atraem insetos benéficos. Foi construído e colocado na horta um hotel para insetos, esperemos que contribua para aumentar a diversidade de insetos auxiliares e polinizadores. Foi também utlizada a infusão de urtigas para regar e borrifar as plantas cultivadas, servindo como fungicida e repelente de alguns insetos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As favas foram “atacadas” pelo piolho da fava. Para evitar a sua propagação cortamos a haste terminal da planta, pois sabemos que estes são atraídas pelas folhas tenrinhas. Aplicamos uma solução feita com sabão azul, óleo e água.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Com já referido neste documento, a horta escolar e o trabalho desenvolvido na estufa é utilizado como uma abordagem alternativa para desenvolver habilidades sensoriais, cognitivas, comportamentais, emocionais e sociais. A atividade é realizada semanalmente pelos alunos com necessidades especiais, orientada pelos professores, e sempre com apoio e colaboração dos assistentes operacionais. Na Centro de Apoio à Aprendizagem são trabalhadas competências matemáticas, de leitura e escrita que muitas vezes são associadas a este trabalho.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Participação no Concurso das Hortas Bio e do Espantalho na Horta. Para a participação nestes dois desafios foram desenvolvidas um sem número de atividades ao longo do ano letivo, permitindo a articulação e troca de experiências entre os diferentes elementos (alunos e professores) da escola do 1º ciclo e a sede do agrupamento. Contámos com a colaboração da comunidade no transporte do espantalho entre escolas para a horta; e na oferta da casinha dos passarinhos, entre outros.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Comemoração do dia da Eco Escolas. No dia 22 de maio serão feitas plantações pelos alunos das salas de ensino estruturado em articulação com 4 turmas dos 5º anos. Participarão na atividade cerca de 125 alunos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é também um motivo para sair e fazer aprendizagens fora da sala, permite fazer deslocações e percursos com um propósito. É ainda um espaço de lazer, onde os alunos podem fazer piqueniques e usufruir da sombra que a árvore junto à mesma proporciona. Pontualmente professores e alunos das diferentes turmas utilizam a estufa para fazer as suas experiências no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/apaula_duarte/horta-pedag-gica-cultivar-cores-e-sabores-p8ylsc8ozusohvby