Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 D. Afonso, Conde de Ourém (Ourém)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano no exterior. Já existia uma estufa e hidroponia há cerca de 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

45 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

04

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Físico-química e Clube-Eco escolas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

02

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilização para atividades agrícolas e de jardinagem.
Reforço da ligação à terra
Maior conhecimento de espécies vegetais e de práticas agrícolas, designadamente a biológica.
Consciencialização de que as matérias estudadas estão relacionadas com a vida prática.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Preparação do solo pelos professores e alunos do clube Eco-escolas
Semear plantar, pelos professores e alunos do cluve Eco-escolas
Mondar, sachar - pelos alunos, professores e funcionários
Regar - pelos alunos, professores e funcionários
Colher - alunos e professores

7. Como é feita a preparação do solo?

Remexeu-se a terra com uso de motocultivador (trabalhadores da autarquia).
Preparou-se o terreno limpando e remexendo um pouco
Colocou-se um manto de 10-15 cm de terra vegetal e composto preenchendo a geometria definida.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Verdes - restos de frutas, legumes e flores, aparas de relva, cascas de ovo, borras de café e saquetas de chá e pão
Castanhos - ramos e folhas secas, restos de plantas (sem sementes das ervas daninhas), poucos guardanapos e pouca caruma
Depois de anos inativa, foi reiniciada em abril, agora em dois compostores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, beringelas, courgetes, alho francês, tomate, rabanetes, espinafres, alecrim, manjericão, hortelã, erva cidreira e oregãos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 2 kg de rabanetes até 15 de maio. Ainda em tempo de aulas, deverá chegar aos 12 -15 kg de produtos agrícolas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Alguma água da rede e também, poucas vezes, recolha de água da chuva.
Aguardamos a instalação de sistema de rega pelo munícipio, ainda este mês de maio.
Pediu-se intervenção do município para que no próximo ano letivo as águas da chuva de um telheiro com cerca de 20m de comprimento possam escorrer por uma caleira (a colocar) e dirigir-se a um reservatório, também a instalar, a menos de 10m da horta.
A rega tem sido feita a regador e a balde e, por vezes, por mangueira (espalhar em quase aspersão)

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Com o desenvolvimento das plantas em abril, passou a fazer-se monitorização de pragas, duas vezes por semana. Inspeção visual.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas, com borras de café e com a rega abundante.
Caracóis, retirados manualmente.
O pulgão surgiu na fava nesta semana de 13 de maio, no dia seguinte já estava acompanhado da presença de joaninhas. Hoje, dia 15 de maio, "praga" pois numa só planta, controlada.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aula de ciências naturais, 6ºano - Introdução ao estudo das plantas. Identificação de plantas, fatores para o seu desenvolvimento, agricultura biológica, comparação com estufa.
Decorrerá também aula de matemática destinada a identificação das geometrias da horta, das áreas e do volume de terra colocado nos canteiros.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Venda de produtos, a professores e funcionários da escola. Na atividade de final de ano será feita uma pequena feira (meados de junho).

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Alunos que não participam no clube Eco-Escolas mas que se aproximam e colaboram nas atividades diárias de manutenção (rega, monda, etc...). A curiosidade que revelam e a procura de respostas às questões suscitadas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A curiosidade de professores, alunos e pessoal não docente, que passam ao lado da horta, dentro ou fora da escola e que fazem perguntas e observações sobre os trabalhos e as culturas. Aprendizagem ao vivo.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/escolascondeourem/posts/828394125978188