Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI Estrada - Varziela (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

146

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias envolvem-se no projeto sempre que solicitados, para tratar da terra, fornecimentos de plantas, legumes ou hortaliça.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos recolhidos na horta são servidos à hora do almoço, a todas as crianças que almoçam na EB (por exemplo: salada de alface e beterraba).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma é responsável pelo seu canto e respetivo asseio. Todos zelam pela vedação e espreitam o desenvolvimento dos produtos.
Os alunos do 3º ano têm a responsabilidade de verificarem se os bebedouros e comedouros, colocados no ano passado estão cheios.
Os alunos do Jardim de infância levam os «restos e cascas» para o compostor.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos e funcionárias / professoras e, quando o trabalho de limpeza exige mais ferramentas ou força, solicitamos a colaboração do pais /E.E.
Não é utilizada nenhuma fertilização química, apenas o que vem do compostor.
Para a rega reaproveitamos a água do depósito fornecido o ano passado pela Associação de Pais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as cascas da fruta escolar e restos da comida do refeitório. Os alunos do Jardim de infância levam os «restos e cascas» para o compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta tem: legumes (alface, couves, beterraba, etc) ervas aromáticas (hortelã, hortelã menta, alecrim, salsa, coentros, louro ) e frutos (morangueiros). Após a apresentação do Projeto «Cuscas» ( que pretende valorizar a importância das abelhas para o nosso Planeta e eco-sistema, no ano letivo 2022/ 23 os alunos fizeram a mascote, que foi colocada na entrada da horta e, foram plantados «jarros», girassóis e lavanda, que são plantas chamativas para a abelhas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são utilizados na confeção de saladas e sopa para a hora de almoço dos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No tempo de chuva, não se rega. Em tempo de sol, a rega é feita nas horas de menor calor, para ser mais eficaz.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização das pragas é feita pelas funcionárias.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Todos os anos é realizada ao sábado a Feira de Outono ( outubro ou novembro), com a total colaboração dos pais e da Associação de Pais. Toda a comunidade é informada, com cartazes e divulgação da atividade nas redes sociais da realização da Feira e, comparece.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Quando a fruta escolar é cenoura ou tomate, de modo a não ser desperdiçada, fazem-se saladas ou cremes / sopas. Quando os legumes ou frutos da horta estão prontos a comer, colhem-se e fazem saladas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Quando na área de Estudo do Meio, os conteúdos abordados permitem os alunos vão à horta e lá aprendem novas matérias. Assiduamente os alunos deslocam-se à horta para observação e posterior desenho do que viram ou colhem produtos que a posteriori servirão de tintos para os seus trabalhos (AEC- Artes).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Como a horta está no fundo do recreio e tem muitas árvores, os alunos em tempo de calor, procuram muito a sombra das árvores e gostam de brincar por perto.

15.1. Link para a página da horta: